Sem categoria

SP: deputados aprovam pedido para ouvir pivô do escândalo Nossa Caixa

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (5/4) dois requerimentos para localizar e ouvir o ex-gerente de marketing Jaime de Castro Júnior, autor de denúncias de supo

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (5/4) dois requerimentos para localizar e ouvir o ex-gerente de marketing Jaime de Castro Júnior, autor de denúncias de supostas irregularidades no banco estadual Nossa Caixa.

O primeiro dos requerimentos foi apresentado pelos deputados Carlinhos Almeida (PT) e Romeu Tuma (PMDB), para que o ex-gerente seja convidado a falar com os membros da comissão. Hoje, o deputado Tuma relatou denúncias, obtidas de pessoa próxima ao ex-gerente, de que Castro teria sofrido ameaças.

"É evidente que nós vamos entrar nesse assunto [as denúncias sobre a Nossa Caixa], até porque se ele estiver sendo ameaçado por isso, nós devemos saber o que ele sabe", disse Almeida.

O outro requerimento partiu de Tuma. O deputado solicitou que o Ministério Público seja acionado para localizar o ex-funcionário da Nossa Caixa, que estaria desaparecido. Tuma menciona a possibilidade de também acionar a polícia, caso se confirme que o ex-gerente realmente sofreu constrangimentos.

Castro apontou, entre outras supostas irregularidades, o direcionamento de recursos do banco estadual para favorecer deputados estaduais. O ex-governador Geraldo Alckmin, antes de sair do cargo, afirmou que houve somente "erro formal" na contratação da agência que administrava os recursos para publicidade do banco e que a própria instituição já havia investigado o caso e notificado o poder Judiciário.

A bancada do PT já havia tentado convocar alguns dos envolvidos no caso Nossa Caixa e pela abertura de uma CPI do caso, sem sucesso.

Fonte: Folha Online