Educadores fizeram propostas para a política educacional do governo

O encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 64 educadores, na noite de quarta-feira (16), em Brasília, teve um resultado consensual: a educação deve ser a prioridade absoluta do governo nos próximos quatro anos. Segundo o presidente, o objetivo


O Ministro da Educação, Fernando Haddad, abriu o encontro com um balanço das principais ações do governo no setor. Afirmou que desde o governo teve uma visão sistêmica da área, o que ajudou no desenvolvimento da educação em todos os níveis.


 


“Realizamos uma gestão democrática que debateu e melhorou o ensino básico, médio e superior”, comemorou. De acordo com Haddad, o trabalho só foi possível devido à competência do governo em melhorar os indicadores econômicos do país. “Esse esforço foi fundamental para criarmos as condições ideais de investimento na educação”, explicou.


 


Os educadores elogiaram os esforços do governo na condução da política educacional. “Já melhoramos muito na questão do acesso à educação. Agora precisamos investir na melhoria da qualidade de ensino”, afirmou o professor Antonio Carlos Ronca, ex-reitor da PUC de São Paulo. Para o presidente do Conselho Nacional de Educação, professor Édson de Oliveira Nunes, a abertura dada pelo governo para que a sociedade pudesse discutir os rumos da educação brasileira foi fundamental. “Queremos profissionalizar o conselho, para que tenhamos um papel ainda mais fundamental nos próximos anos”, declarou.


 


Segundo Lula, o país podia estar em um estágio mais avançado se o tema tivesse sido tratado com a devida responsabilidade em anos anteriores. “Se os governantes tivessem investido em trinta anos o que investimos nos últimos quatro, o Brasil seria outro país”, afirmou o presidente. “Em um governo que pretende se desenvolver com distribuição de renda, a educação é um fator fundamental”, concluiu.


 


Lula ainda defendeu os investimentos na interiorização do ensino superior e reativação das escolas técnicas. E antes de receber formalmente o apoio dos educadores, garantiu que está muito feliz pelo que fez em seu primeiro mandato. “Tenho muito orgulho de sair na rua e defender tudo o que fizemos nesse primeiro mandato”, finalizou. Ao final do encontro, realizado no Hotel San Marco, o presidente foi bastante aplaudido pelos participantes.


 


No encontro coordenado pelo presidente do PT, Ricardo Berzoini, ainda estavam presentes os Ministros Luiz Dulci e Tarso Genro, além da esposa do pedagogo Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire.


 


Fonte: www.lulapresidente.org.br