UNE e Ubes acusam: Mídia escondeu ato de estudantes

As principais entidades estudantis de São Paulo divulgaram nota conjunta em protesto contra a postura de veículos da mídia paulista em 11 de agosto. Na ocasião, milhares de estudantes se mobilizaram em manifestações favoráveia às causas dos estudantes. A

NOTA DE REPÚDIO


No Brasil não existe opinião pública e sim opinião publicada


 


Uma vez mais, a grande imprensa brasileira demonstrou com quem tem compromissos e interesses. Na última sexta feira, 11 de Agosto, cerca de 5 mil jovens promoveram um grande ato pelas ruas de São Paulo em comemoração ao dia do estudante, levantando bandeiras pela melhoria do ensino público e a democratização do ensino em universidades estaduais e federais.


 


A passeata saiu da Assembléia Legislativa, seguiu pela Av. Brigadeiro até o Largo de São Francisco e paralisou o trânsito nessas imediações. É de se estranhar que um ato de tamanha proporção tenha sido ignorado pela mídia e a suspeita é a ocorrência de um boicote por parte da imprensa paulista. Os veículos de comunicações, que acompanhavam o ato, não noticiaram uma linha sequer da manifestação.


 


Se durante o governo militar, essa mesma imprensa era impedida de noticiar as lutas estudantis e sociais pelo censura do regime autoritário, sendo obrigadas a publicar receitas de bolo, hoje a censura provém dos próprios interesses de classe dos donos da imprensa.


 


Em plena campanha presidencial, a grande mídia brasileira que sempre estigmatizou os movimentos sociais, como a CUT, MST, UNE e a UBES, faz vista grossa a uma manifestação que, entre as suas reivindicações, estavam o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos, a aprovação do projeto da Reserva de Vagas e da Reforma Universitária e a defesa do passe estudantil no transporte público.


 


Essa mesma imprensa, recentemente, vem publicando matérias caluniosas e depreciativas em relação as entidades estudantis, criticando uma suposta apatia e adesismo político das entidades. Como a manifestação não serviu aos interesses da grande mídia, ou seja, não foi para pedir a deposição do presidente Lula e sim cobrar maiores investimentos na educação e denunciar o caos vivido pela educação pública de São Paulo, a mídia resolveu fechar os olhos.


 


Boicote e calúnia. Essas são as armas de nossa imprensa que supostamente representa a opinião pública brasileira. Mas sabemos que no Brasil não existe opinião pública e sim opinião publicada. Por isso, essa mídia tenta conduzir o olhar dos leitores para os seus próprios interesses.


 


Assinam esta Nota:


 


UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE)


 


UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DE SÃO PAULO (UEE-SP)


 


UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS (UBES)


 


UNIÃO PAULISTA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS (UPES)


 


UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE SÃO PAULO (UMES-SP)


 


Fonte: Estudantenet