Sem categoria

Reunião marca unidade pela Universidade Federal no Norte do RS.

Foi realizada na cidade de Carazinho nesta última terça-feira uma reunião que buscou construir a união de mais de 200 municípios da região norte do Rio Grande do Sul representados por seus comitês regionais Pró-Universida

 
 
 
 

     

      Nesta atividade foram alinhavadas diversas ações em conjunto como a construção de um documento de forma unitária para todas as regiões. Lutar de forma conjunta pela construção de um Projeto de lei que crie a Universidade Federal em nossa região. Da mesma forma unificada, buscar a dotação orçamentária para este fim. Foram marcadas diversas atividades de forma unificada, uma ser confirmada, que é a vinda do Presidente Lula na efetivação da Extensão da UFSM em Palmeira das Missões e a outra é um dia unificado de luta pela universidade Federal no dia 31 de maio em todas as cidades de nossa grande região.
 
     A Câmara de Passo Fundo e o Comitê Municipal pró-Universidade Federal foram representados pelos Vereadores Juliano Roso (PCdoB) e Rui Lorenzato (PT), além do assessor da Comissão Especial da Câmara. Uma ação proposta pelo Ver. Juliano Roso sugeriu um Congresso Macro Regional para debater a Universidade Federal. Este Congresso terá a função de debater diversos elementos como o papel, o acesso e a perspectiva da Universidade entre outros aspectos. Deverá também alinhavar elementos para indicação dos futuros cursos obedecendo a critérios construídos para este fim.
 
     Segundo o Ver. Juliano Roso, coordenador do Comitê Municipal Pró-Universidade Federal, esta reunião “foi importante para construir a união da nossa grande região, não deixando nenhum município de fora da discussão. Neste aspecto a construção de uma agenda coletiva é de vital importância para o fortalecimento desta luta que é de todos”.
 
     Ainda não foram indicados os dois coordenadores da Macro Região Norte pela região de Passo Fundo, estes nomes serão indicados em uma próxima reunião a ser marcada. Da mesma forma o Comitê Municipal Pró-Universidade Federal deverá reunir-se nos próximos dias para deliberar sobre estas ações indicadas e como estas ações serão construídas em nossa cidade.

Assessoria Parlamentar vereador Juliano Roso