Juventude da CSC de Minas Gerais realiza encontro

Cerca de 50 jovens, representando diversas regiões do Estado, debateram a conjuntura internacional, nacional e estadual, a situação dos jovens trabalhadores no movimento sindical brasileiro e a organização da juventude no Estado.


    A juventude da Corrente Sindical Classista (CSC) de Minas Gerais reuniu-se nesse domingo, dia 6, na sede do Sinpro-MG, em Belo Horizonte.  Eles discutiram e aprovaram propostas sobre as áreas de finanças, formação, comunicação e organização sindicais.



    Pela manhã, o secretário de Políticas Sociais da CUT nacional, Rogério Nunes, discorreu acerca da conjuntura nacional e internacional. “Existe, principalmente por parte dos EUA, uma tentativa de quebrar a unidade da América Latina, pois sabem que, para implantar a Área de Livre-Comércio das Américas (ALCA), precisam fazer acordos bilaterais. Nesse sentido, a posição do Brasil, que tenta resgatar essa união, tem sido importantíssima”, ressaltou. O secretário destacou a necessidade do governo Lula mudar os rumos da política macroeconômica em um eventual segundo mandato.



    Já o diretor do Sinpro-MG Gilson Reis lembrou os jovens que, em Minas Gerais, aplica-se integralmente, há três anos e meio, o projeto neoliberal, por meio do que o governador Aécio Neves chama de ‘choque de gestão’, com o corte substancial de recursos nas áreas sociais. “Temos que buscar uma trajetória diferente dessa seguida pelos tucanos, que busque o desenvolvimento com geração de riqueza e distribuição de renda”, completou.



    No período da tarde, o representante dos jovens trabalhadores na executiva nacional da CSC, Ronaldo Leite, recorreu a pesquisas feitas pelo economista Márcio Pochmann para falar sobre as alterações no mundo do trabalho e as implicações disso na juventude trabalhadora, e propôs a realização de encontros semelhantes em outros estados para discutir o assunto.



    “Esse encontro é bom para atualizar e reforçar nossa compreensão da realidade, pois estamos no calor da disputa política”, disse Fagner Ribeiro Sena, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de Belo Horizonte.



    Para Celina Arêas, também diretora do Sinpro-MG, membro da executiva nacional da CUT e coordenadora estadual da CSC, a juventude deve exercer uma tarefa fundamental nas eleições deste ano, que é lutar para reeleger o presidente Lula. “Os jovens devem ter força e garra para acreditar que um mundo melhor é possível. Nesses momentos, devemos reforçar a crença nisso”, afirmou a diretora, ao agradecer a presença de todos.



    Também participou do encontro o membro do Coletivo Nacional de Juventude da CUT e da direção nacional da UJS, Vinícius Sartorato


 


De Belo Horizonte,


Denilson Cajazeiro