Jovens de BH fazem protesto pelo passe livre no Dia do Estudante

Cerca de 200 alunos dos ensinos fundamental e médio de Belo Horizonte aproveitaram o Dia do Estudante, comemorado nesta sexta-feira, para levantar mais uma vez uma antiga bandeira: o benefício do passe livre nas passagens de ônibus.


    Segundo a BHTrans, o trânsito ficou lento pela manhã na região da Praça Afonso Arinos, no Centro da cidade, onde os jovens se concentraram durante a manifestação. A Polícia Militar acompanhou a mobilização dos estudantes e afirmou que o protesto foi pacífico.

    Uma das propostas já sugeridas pela Prefeitura de Belo Horizonte para diminuir o custo da passagem para estudantes de ensino fundamental é garantir a matrícula em escolas perto do imóvel onde residem. A meia-tarifa, no segundo deslocamento, também é outra forma encontrada para diminuir o impacto na renda familiar.

    O desafio dos governos municipal, estadual e federal é encontrar uma fonte de recursos financeiros para garantir o benefício, sem aumentar a tarifa dos outros passageiros. A BHTrans já faz um estudo, concedendo o desconto aos alunos de escolas públicas que provassem carência.


 


Fonte: Portal Uai