Movimentos protestam contra perseguição a presidente da CUT-MG

Os movimentos sociais, estudantis e sindicais de Minas Gerais levantam a sua voz contra a repressão sindical praticada pelo governo do Estado. Vários dirigentes sindicais têm sido vítimas da operação comandada pelo governo do PSDB para criminalizar, repri

No próximo dia 11 será realizado o julgamento do presidente da CUT-Minas, Lúcio Guterres. O sindicalista, que também é diretor do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro), está sendo acusado em processo criminal por difamação e calúnia movido por um assessor da Cemig.


 


Lúcio Guterres foi acusado após ter denunciado o autoritarismo da empresa, em uma assembléia dos eletricitários realizada em novembro de 2004. Cumprindo sua função sindical, Guterres apontou a falta de ética e o desrespeito aos trabalhadores no processo de negociação.


 


A direção da Cemig já havia tentado, em 2003, incriminar o sindicalista em uma ação de difamação que foi arquivada por decisão da Justiça. As perseguições e o cerceamento à organização sindical praticados pela Cemig, empresa pública, já foram denunciados à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à CUT Nacional.


 


Todos os trabalhadores, militantes dos movimentos sociais, estudantis e sindicais que defendem um Estado democrático e transparente estão convocados a participar do ato público por justiça e liberdade sindical. Vamos para as ruas mostrar que em “Minas Não se Respira Liberdade” e exigir respeito à organização sindical.