Siniora segura as lágrimas em apelo contra agressão israelense

Fouad Siniora, primeiro ministro do Líbano, visivelmente emocionado, renovou nesta segunda-feira (7/8) os apelos do governo de seu país por um cessar-fogo imediato de Israel, além de pedir novamente que as tropas israelenses deixem imediatamente o sul

Sob forte emoção enquanto descrevia o sofrimento dos libaneses em 27 dias de agressão, o primeiro-ministro disse aos representantes de Relações Exteriores da Liga Árabe, reunidos emergencialmente em Beirute, que o seu país continua defendendo o plano de paz de sete pontos endossado pelo seu gabinete.


 


''Nós precisamos de um rápido e decisivo cessar-fogo'', observou Siniora, durante a abertura da reunião.


 


''É imperativo que o inimigo israelense cesse suas ações agressivas e se retire imediatamente. Que passe o controle para tropas de forças internacionas, troque prisioneiros e revele os mapas das minas terrestres'' agregou.


 


Autorização especial


 


O plano exige um cessar-fogo imediato, a retirada das forças israelenses do sul do Líbano, o retorno dos refugiados libaneses à suas casas e o envio de forças da ONU e do Lìbano para o Sul, junto com o desarmamento da guerrilha do Hezbolá.


 


Os ministros de Relações Exteriores voaram para Beirute a bordo vôos especiais que partiram da Jordânia, Síria e do Egito, enquanto caças israelenses atravessavam os céus sobre Beirute e bombardeavam os bairros xiitas do sul da capital. Esses vôos tiveram de obter autorização das forças armadas de Israel para pousarem em Beirute.


 


Viúvas e crianças


 


Siniora lutou para segurar suas lágrimas enquanto conclamavas os ministros árabes a ajudá-lo a colocar um fim à guerra, que, segundo disse, matou mil pessoas e deslocou um milhão de libaneses de seus lares.


 


“O modo como me dirijo a vocês está relacionado à profunda tristeza de viúvas e das mães das crianças assassinadas, o choro desesperador dos refugiados nos ensina lições e demonstra como nosso país foi atirados décadas no passado”, disse, com lágrimas nos olhos e a voz embargada. Siniora foi ovacionado por todos após seu discurso.


 


A oposição libanesa à solução apresentada por EUA e França atrasou as Nações Unidas a tomar uma resolução. A ONU deverá apresentar um texto revisado após consultas com membros do Conselho de Segurança ainda hoje, em Nova York.


 


O governo do Líbano quer que a resolução apresentada pelos representantes de França e EUA inclua a imediata retirada de mais de 10.000