Idosos e jovens disputam a eleição

No Tocantins, 450 candidatos disputam as eleições 2006. Destes, quatro candidatos estão dentro da faixa etária de 70 anos e 14 entre 21 e 25 anos de idade. Abaixo dos 20 anos de idade, são dois concorrentes. É o destaque

Jornal do Tocantins
6/8/06

Marcelo no Bico do Papagaio O candidato do PMDB esteve sábado em Augustinópolis, Carrasco Bonito, Sampaio e Praia Norte, no Bico do Papagaio.No domingo participou dos festejos de Bom Jesus, em Ponte Alta.


Utistas exonerados
A mesma edição do Diário Oficial que anunciou a exoneração do presidente da UEE, Fabrício Machado Silva, também trouxe a exoneração do tesoureiro da entidade, Carlos Antônio da Costa Júnior. Ele também participou do comício de Siqueira Campos em Arraias.


Siqueira em Gurupi
Na próxima quarta-feira, o candidato do PSDB ao Governo, Siqueira Campos, se reunirá com representantes da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig).
8,4 mil crianças sem registro civil Faltando menos de 60 dias para o fim do Plano Nacional do Registro Civil, o Tocantins está muito longe da meta de reduzir a menos de 5% o índice de crianças sem o registro civil (conhecido como certidão de nascimento). De acordo com dados do IBGE de 2004, 8.428 mil das 28.510 mil crianças nascidas vivas não foram registradas – ou 32,1% delas. A Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça admite que essa meta só pode ser alcançada entre cinco e seis anos.


Peso petista
O coordenador da campanha do presidente Lula no Tocantins, Alan Barbiero (PT), está batalhando para trazer ao Estado os ministros das Relações Institucionais, Tarso Genro, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o presidente Nacional do PT, Ricardo Berzoini. Quanto à visita de Lula ao Tocantins, pouco se sabe.


Série de entrevistas na TV 
A partir de hoje a TV Anhanguera apresenta entrevistas com candidatos das chapas majoritárias. Nesta semana, no programa Bom Dia Tocantins, serão ouvidos os candidatos ao Senado Federal. Nessa primeira etapa, será entrevistado o candidato do PSDC, Weder Santos. A entrevista deverá ter duração de 10 minutos ininterruptos, ao vivo, sob coordenação da apresentadora Regina Azevedo e da repórter Graziela Guardiola. Cada candidato poderá estar acompanhado de um assessor dentro do estúdio.
Entrevistados: dia 8, Eduardo Siqueira Campos (PSDB); 9, Kátia Abreu (PFL); 10, Célio Moura (PT); 11, Cláudio Dallabrida (PSOL)


Faixa etária dos candidatos
No Tocantins, 450 candidatos disputam as eleições 2006. Destes, quatro candidatos estão dentro da faixa etária de 70 anos e 14 entre 21 e 25 anos de idade. Abaixo dos 20 anos de idade, são dois concorrentes. Os candidatos de maior idade são Siqueira Campos – PSDB (nascido em 1928), Wilson Ribeiro dos Santos – PL (1934) e José Ferreira Pinto – PPS (1935). As candidatas Walquiria Pereira Cunha – PCdoB (nascida em 1986) e Gleicieli de Paula Dias – PSDB (1988) têm menos de 20 anos e, portanto suas candidaturas não deverão ser deferidas pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pois, conforme a legislação eleitoral, os candidatos a cargos eletivos têm que ter idade mínima de 21 anos completos até a data da posse para o cargo de deputado federal e deputado estadual. Fica, então, sendo Eliene Ferreira da Silva – PC do B (1985) a candidata mais nova com o respaldo jurídico, pois ela terá 21 anos completados até o dia da posse, caso seja eleita. A faixa etária que lidera a lista de candidatos ao pleito de 2006 é a de 40 e 50 anos.


Mulheres empreendedoras
O número de mulheres empreendedoras no Tocantins cresceu 37,42% de 1995 até 2005, segundo dados Sebrae. No bolo do mercado formal, 30,27% são de mulheres, ao passo que o mercado informal é abocanhado por 35,73% delas.


Doença ocular em Araguatins
Após a manifestação da população de Araguatins pedindo uma resposta sobre a doença ocular misteriosa que surgiu no município, uma reunião acontece segunda para tratar sobre o assunto, com a participação de médicos oftalmologistas, para discussão sobre o Projeto Araguatins.

clebertoledo.com.br

Agenda dos candidatos Marcelo Miranda (PMDB) toma café com o setor da saúde no Hotel Rio Sono e despacha no gabinete e, à tarde, grava programa eleitoral. À noite, vai jantar com empresários, em Palmas. Capitão Célio Azevedo (PSDC) vai visitar  as faculdades de Palmas. Elísio Gonçalves (PSOL) vai  visitar o Centro de Reabilitação de Menores do Jardim Taquari, moradores do jardim Taquari e grava programa eleitoral. Siqueira Campos (PSDB) grava programa eleitoral. Leomar Quintanilha (PCdoB) estará em Brasília,  em reunião no Palácio do Planalto, com o ministro das Relações Institucionais, Luís Dulce. 


Paulo Mourão com Marcelo
O prefeito de Porto Nacional, do PT, declarou apoio a Marcelo Miranda durante evento no Colégio Sagrado Coração de Jesus. "Nosso adversário maior é Siqueira Campos", afirmou Mourão, que não descarta a possibilidade de se licenciar do partido para ficar mais à vontade na campanha do governador. Mourão é o terceiro prefeito petista a anunciar que estará com o governador nessas eleições. Os outros dois são Artur Filho de Souza (Ponte Alta) e Alberto Gomes (Silvanópolis).

Marcelo diz que geração de empregos é meta para Bico “Já estamos colhendo o fruto da nossa administração. A economia do Estado cresceu. A exemplo da construção civil que teve um aumento de 35% que é o resultado dos programas habitacionais gerados do nosso governo”, afirmou o candidato em Augustinópolis. Ele destacou ainda os investimentos feitos na educação, citando a Faculdade do Bico do Papagaio, que inicia suas aulas na próxima segunda-feira. 


Marcelo e Siqueira se encontram
Os candidatos se encontraram na missa dos festejos do Bom Jesus da Lapa de Ponte Alta, em Ponte Alta do Tocantins. Eles não se cumprimentaram. O grupo do ex-governador chegou bem cedo e ocupou boa parte dos assentos da igreja. Quando Marcelo entrou já não havia mais lugares disponíveis, e os organizadores do evento tiveram que improvisar assentos para ele, a primeira-dama Dulce Miranda, a candidata governista ao Senado, Kátia Abreu (PFL), o deputado estadual Fábio Martins (PDT), e outras pessoas que os acompanhavam.

Correio Braziliense

Roriz perto da coordenação O ex-governador Joaquim Roriz (PMDB) decide hoje se aceita a missão de coordenar a campanha presidencial do tucano Geraldo Alckmin no Centro-Oeste. Os dois se encontrarão em São Paulo para uma longa conversa. O tucano está de olho na força do ex-governador, em especial nos estados de Goiás e Tocantins, para disputar o segundo turno com Luiz Inácio Lula da Silva. Os presidenciáveis do PT e do PSDB dividem os palanques fortes na região. Além de tentar mudar o cenário em Goiás, Roriz teria que trabalhar pesado em Tocantins, onde os aliados nacionais PSDB e PFL estão divididos. Os tucanos lançaram Siqueira Campos e o PFL apóia o atual governador Marcelo Miranda (PMDB). A situação do Mato Grosso também não é simples. Oficialmente, nem Lula nem Alckmin contam com apoios fortes no Estado. O PT lançou a senadora Serys Slhessarenko, enquanto o PSDB apostou no senador Antero Paes de Barros, depois de cogitar a possibilidade de não lançar candidato. O governador Blairo Maggi (PPS), a princípio, apóia Alckmin. Roriz teria que articular ainda para não deixar o senador petista Delcídio Amaral crescer na disputa pelo governo do Mato Grosso do Sul. Os tucanos contam com o apoio do peemedebista André Puccinelli.