Sem categoria

Presidente do Senado diz que Lula tem razão ao cobrar votação do orçamento

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem razão ao cobrar do Congresso a votação do Orçamento da União para 2006, o mais rápido possível.

"É uma péssima sinalização para o país se o Congresso não votar o orçamento. O presidente, ao cobrar isso, tem razão", afirmou Renan. Segundo o senador, o Orçamento "não pode ser uma peça de disputa política".

 

 

Da mesma forma que o Congresso cobra do presidente da República limitação na edição de medidas provisórias, Lula tem direito de cobrar do Congresso a votação do orçamento, disse o senador.

 

 

Ainda ontem, o presidente Lula disse que "espera para esta semana a votação do Orçamento da União deste ano pelo Congresso Nacional". "Podem falar mal do governo, mas votem", disse o presidente, direcionando o pedido aos congressistas, depois de participar da cerimônia de abertura da 14ª Feira Internacional da Indústria da Construção, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

 

 

"Ao não votar o orçamento, não se está prejudicando o governo. É a sociedade brasileira que está sendo prejudicada", opinou o presidente, ao reiterar que o orçamento deverá ser votado nesta semana.

 

 

Segundo Lula, o orçamento não foi votado até o momento porque os partidos de oposição não querem que o governo disponha de recursos para realizar obras e os projetos que o País necessita neste ano eleitoral.

 

 

Lula acrescentou que o fato de o Congresso não ter votado no ano passado o Orçamento impediu o governo de ter investido este ano parte dos recursos do Fundo Nacional de Ensino Básico (Fundeb), de R$ 4,3 bilhões ao longo de 2006.

 

 

Voltando-se aos empresários, Lula declarou que, no que depender dele, o País não sofreria nenhum retrocesso econômico pela dificuldade que ele tem enfrentado para executar o orçamento deste ano.

Da redação,

com informações das agências