Estudantes de SP vão às ruas contra fiasco tucano no ensino

Cinco entidades estudantis convocaram uma passeata em São Paulo para 11 de agosto, Dia do Estudante. Segundo Osvaldo Lemos, diretor da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), o objetivo da manifestação é mostrar o esfacelamento da educaçã

Além da Ubes, a passeata será organizada por UNE (União Nacional dos Estudantes), UEE-SP (União Estadual dos Estudantes), Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) e UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas). Os manifestantes se concentrarão às 9 horas, em frente à Assembléia Legislativa de São Paulo. De lá, caminharão até o Largo São Francisco.


 


Para Osvaldo Lemos, são necessários mais investimentos no ensino de forma geral, como na infra-estrutura da escola pública, além de melhores salários para os professores. A segurança é outro tema que preocupa as entidades. ''Os estudantes não querem mais uma Febem que só serve, na verdade, como escola primária do crime'', declarou o dirigente da Ubes. ''Vamos sair às ruas para afirmar nosso compromisso com a educação e com um projeto de crescimento e de mudança para o país. Por isso, vamos dizer não ao projeto neoliberal do PSDB.''


 


As entidades pretendem denunciar os descalabros da gestão Covas-Alckimn-Lembo. ''De 1995 até 2000, o governo do PSDB sonegou, tirou da educação R$ 4,2 bilhões e, descaradamente, usou esse dinheiro para pagar a jaula do leão no jardim zoológico'', acusa o vice-presidente da Ubes, Gabriel Alves. Outras bandeiras da passeata são a luta pela derrubada da Medida Provisória 2208, que desorganizou e enfraqueceu o direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos; o acesso dos estudantes paulistas ao passe estudantil no transporte público; e a ampliação desse benefício a alunos de cursos pré-vestibulares.


 


Os estudantes defendem a aprovação da lei de cotas, que reserva 50% de todas as vagas nas universidades federais para alunos de escolas públicas, incluindo e respeitando as populações negras e indígenas de cada estado. Também ressaltam a necessidade de cumprir o projeto de ampliação das federais, que prevê a criação de mais 400 mil vagas até 2008.


 


Com Estudantenet