Granma: “Raúl Castro no poder é uma justiça histórica”

A passagem provisória das funções de presidente de Fidel Castro para seu irmão Raúl, anunciado na noite da última segunda-feira, foi descrito como uma “justiça histórica” pelo diário oficial Granma.

“A atitude do chefe da Revolução não está somente dentro daquilo que estabelece a Constituição da República, mas é também um ato de justiça histórico”, destacou o jornal, em sua primeira página.



“Raúl foi o organizador das Forças Armadas Revolucionárias e do Partido Comunista”, explicou o jornal. “Desde os primeiros anos de luta da revolução ele ganhou o direito histórico de dar continuidade ao processo, algo natural ao povo cubano”.



Consolidação do Partido



O Granma lembrou também de trechos de um pronunciamento feito por Fidel Castro no último dia 1º de julho, durante o 5º Plenário do Comitê Central do Partido Comunista. Dois temas foram destacados pelo jornal nesta semana: a necessidade de consolidar, de forma contundente, a força do Partido no país e o fortalecimento da invulnerabilidade militar de Cuba.



“É necessário combater com todos os meios de que dispomos no âmbito político. Fortalecermo-nos cada vez mais dentro e fora, no âmbito político, econômico e militar, em meio a essa grande batalha, em que, sem dúvida, nosso povo vencerá também”, destacou o jornal, recuperando a fala do presidente cubano no início de julho.