Países que receberam Chávez fazem boa avaliação de sua visita

Os países que receberam nos últimos 15 dias o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, avaliaram positivamente sua visita. Veículos de imprensa de Belarus, Rússia, Irã e Vietnã fizeram um balanço positivo dos encontros realizados, ao contrário da maior parte

Em Belarus, o jornal Belarus Today, publicado em inglês e alemão, fez elogios rasgados à posição da Venezuela perante os Estados Unidos e destacou as parcerias firmadas entre Chávez e o presidente Alexander Lucashenko.



Na Rússia, o Moscow Times e o Mosnews salientaram os acordos militares realizados com a Venezuela. Também ganharam espaço alguns textos defendendo o combate ao imperialismo norte-americano por meio de alianças como a que está sendo desenvolvida com Chávez.



No Irã, a agência estatal Islamic Republic Newsagency defendeu a presença da Venezuela no Conselho de Segurança da ONU. ''Tal feito poderá resultar na promoção de maior justiça internacional'', de acordo com um dos textos produzidos.



No Vietnã, o destaque foi dado para os acordos bilaterais firmados com os venezuelanos. A agência Thannien afirma que esse tipo de parceria é um exemplo que deve ser estendido a outros países.