Comunistas do Uruguai preparam atos contra TLC com os EUA

O Partido Comunista do Uruguai (PCU) e o Movimento 26 de Março preparam duas mobilizações em protesto à possibilidade de o país firmar um Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos.


Desde a mais recente reunião de cúpula do Mercosul ocorrida em Córdoba, na Argentina, há duas semanas, o governo uruguaio não tem se manifestado a respeito do TLC com os norte-americanos. No entanto, o PCU entende ser necessário deixar bem claro qual é seu posicionamento, assim como informar a população do país sobre os problemas que um tratado dessa espécie pode trazer para o Uruguai e também para o Mercosul.



A primeira das manifestações está marcada para 9 de agosto, na Praça Liberdade, em Montevidéu. A data foi escolhida porque coincide com o dia em que a cidade receberá o Conselho das Américas, encontro no qual o presidente Tabaré Vásquez deve ter presença destacada.



A data da segunda manifestação ainda não foi confirmada. A expectativa é que Vásquez reafirme em 9 de agosto que o Uruguai de fato não tem interesse num acordo dessa espécie com os Estados Unidos e, assim, minimize as entrevistas de seu ministro da Economia, Daniel Astori, conhecido defensor do referido TLC.