Parlamentares e clubes se unem pela aprovação da Timemania

A campanha pela aprovação do Projeto de Lei da Timemania recebeu novo reforço nesta quarta-feira (2/8), quando um café da manhã reuniu deputados e líderes de bancada na Câmara dos Deputados e dirigentes dos principais clubes de futebol do país. O encon

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., que partcipou do evento, afirma que, assim que a Timemania for aprovada pela Câmara, o presidente Lula irá sancioná-la imediatamente.“Os clubes de futebol brasileiros são instituições que fazem parte da cultura brasileira e de nossa imagem no exterior, por isso o governo federal apóia a iniciativa da Timemania para o realinhamento fiscal do nosso futebol”, diz o ministro.


 


O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, garantiu total apoio à mobilização. “Os clubes começarão uma vigília a partir do dia 2 de agosto na Câmara. Todos estão muito interessados em ter uma ferramenta que os ajude a sanear as suas dívidas”, disse Koff. O presidente do Flamengo, Márcio Braga, confirma o apoio e o interesse pelo Projeto de Lei. “A Timemania é a última alternativa dos clubes para reconquistar o poder de investimento”, disse.


 


Ajuda aos clubes


 


A Timemania será uma loteria semelhante à Mega Sena, mas, em vez de números, o apostador terá os escudos dos 80 times participantes do Campeonato Brasileiro nas séries A, B e C.


 


Segundo o projeto de lei, 46% do que for arrecadado será destinado à premiação e 22% aos clubes que aderirem à Timemania. Esses recursos vão ajudar os clubes a quitarem as dívidas tributárias e de FGTS.


 


Os clubes terão também os recursos da Timemania para, somados à receita, investirem no esporte de base, em estrutura de treinamento e na contratação e manutenção de jogadores, dentre outros projetos. 


 


Outra parte dos recursos arrecadados será distribuída para custeio e manutenção da Timemania (20%), para a seguridade social (1%), para o Fundo Penitenciário (3%), assim como as Santas Casas, por meio do Fundo Nacional de Saúde. Outros 2% dessa fatia atenderão aos fins previstos na Lei Agnelo/Piva. A percentagem que irá para o Esporte Educacional é de 3% – dos quais 2% por meio dos gestores estaduais de esporte e 1% em projetos educacionais apresentados por clubes sociais e aprovados pela Confederação Brasileira de Clubes (CBC).


 


Aprovação e regulamentação


 


O projeto de Lei que cria a Timemania foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado. Foi então para o Senado, onde duas emendas foram propostas, e por isso retornou à Câmara para que essas emendas sejam aprovadas pelos deputados.


 


Depois dessa votação, a Timemania segue para sanção presidencial e então para regulamentação, que será feita por uma comissão criada para esse fim com representantes do Ministério do Esporte, do Ministério da Fazenda, da Previdência Social, do Clube dos 13, do Sindicato dos Clubes Profissionais e da Caixa Econômica Federal (CEF). A Caixa, como gestora de todas as loterias brasileiras, dará andamento às questões técnicas relativas ao lançamento no mercado da Timemania.


 


Fonte: Ministério do Esporte