Direita colombiana pretende aumentar mandato de Uribe

O que era apenas um rumor passou a ganhar certa notoriedade na Colômbia: alguns setores conservadores do país vêm analisando qual a melhor forma de se conseguir aumentar o mandato do presidente Álvaro Uribe.

Nesta quarta-feira (2/8), o senador Ciro Ramírez propôs em alto e bom tom que os planos de seu grupo político consistem em ampliar para seis anos o novo mandato de Uribe. E não é só isso: estuda-se também a possibilidade de permitir que o atual presidente tenha direito a reeleger-se mais uma vez.



“Se nos próximos anos o presidente conseguir trazer a paz ao país, devemos pensar seriamente na possibilidade de um mandato prolongado, incluindo uma nova reeleição”, defendeu Ramirez.



Atualmente, o mandato presidencial na Colômbia é de quatro anos. Uribe foi reeleito no último mês de maio, graças a uma reforma constitucional que sua bancada no Congresso Nacional conseguiu levar adiante. Seu segundo mandato se inicia na próxima segunda-feira, 7 de agosto, e deve terminar na mesma data, em 2010.



Contradições



Apesar da proposta surgir de um político ligado às forças que sustentam o governo de Uribe, não há um consenso pela proposta nem mesmo dentro de seu partido.



Segundo Carlos Holguín, próximo ministro do Interior da Colômbia, a proposta precisa ser debatida internamente antes de qualquer posicionamento mais definido.