Campanha sem comícios

Os comandos das campanhas dos candidatos ao governo do Tocantins dizem que realizarão poucos comícios. É o destaque das notícias de hoje, resenhadas por Carlos Pompe.

Jornal do Tocantins

Promessas de campanha Marcelo Miranda (PMDB) falou em construir hospitais gerais em Araguaína e Gurupi, além do incentivo ao ensino profissionalizante. Vai incentivar a agricultura familiar e a implantação de indústrias de biodiesel. “Em setembro já teremos uma indústria de biodiesel implantada em Porto Nacional. Esta política será mantida”, comentou. “O Tocantins está na terceira melhor colocação de geração de emprego com carteira assinada no País. Estes são números do Ministério do Trabalho, não são meus”, disse. Marcelo disse que no Estado existem 85 mil empresa, sendo que 55 mil estão em atividade. Siqueira Campos (PSDB) está ouvindo a classe empresarial para construir um projeto para o setor. Ele começou o dia de seu aniversário participando de uma missa e o terminou com um comício em Arraias. Falou de projetos na área de turismo, como a construção de monumentos e teleféricos. Leomar Quintanilha (PCdoB) continua trabalhando pelo Senado, desde a segunda-feira, e deve retornar a Palmas na noite de hoje. Professor Elísio (PSOL) fez panfletagem ontem na avenida JK e se reuniu com a executiva do partido para discutir novas estratégias de campanha e, em seguida, participou de gravação de programa eleitoral. Capitão Azevedo (PSDC) não cumpriu agenda de campanha.

Sem comício
Ontem Siqueira Campos, realizou comício em Arraias mas deixou claro que esta estratégia não será muito usada durante a campanha. Miranda investirá no contato corpo-a-corpo com o eleitor. Os coordenadores da campanha do senador Leomar Quintanilha também dizem o mesmo: “Comício não será prioridade”.

Dante decepcionado
O ex-tesoureiro do PMDB, hoje no PSDB, Dante Povoa, anunciou que está decepcionado com o pouco espaço que teve dentro da União do Tocantins e que deixará de trabalhar pela campanha de Siqueira Campos ao Governo do Estado. “Estou abandonando a política. Não vou trabalhar mais para ninguém”.

Candidaturas julgadas pelo TRE
O TRE-TO deferiu mais 19 candidaturas. Na sessão de ontem, foram aprovados 15 processos do PPS, sendo um deles a habilitação do próprio partido para disputar as eleições e outros 14 processos de candidaturas a deputados estaduais. Também foram deferidas 4 candidaturas do PSOL, sendo duas a deputado estadual e as outras duas a deputado federal.

Deputados trabalharão um dia por semana
Depois de um recesso legal de 23 dias, os deputados estaduais tocantinenses voltaram ao trabalho ontem. E o primeiro ato dos parlamentares foi decidir que só irão realizar apenas uma sessão ordinária na semana (às terças-feiras) até o dia 1º de outubro, dois dias antes das eleições. O “recesso branco” poderá ainda render aos deputados um ganho adicional caso resolvam realizar sessões extras (R$ 600,00 por cada uma). O presidente da Assembléia Legislativa, César Halum (PFL), promete cortar o ponto de quem não comparecer ao trabalho durante o período.

Promotor denuncia sete vereadores de Paraíso
Sete dos nove vereadores da Câmara de Paraíso, um ex-secretário de Finanças da prefeitura e um empreiteiro foram denunciados por corrupção passiva, falsidade ideológica e corrupção ativa pelo promotor de Justiça, Glaydon de Freitas. Em agosto do ano passado os vereadores teriam recebido dinheiro de um empreiteiro para realização de três sessões extras que aprovaram o pagamento de serviços de pavimentação asfáltica na cidade.

Nova assessora de Raul
Com a saída do assessor de Comunicação de Palmas, Júnior Veras, assume o cargo a jornalista Ana Maria Negreiros. Segundo a assessoria de Comunicação da prefeitura, a saída de Veras foi a pedido próprio.

Eduardo nega ser sanguessuga
O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB) falou que está tranqüilo com relação ao aparecimento de seu nome no caso dos Sanguessugas, citado pelo empresário Luiz Antonio Vedoin, dono da Planam, durante depoimento à Justiça Federal. O senador Eduardo é citado quando Vedoin informa que o assessor, Luiz Paulo, estaria negociando veículo para um deputado. Conforme explica o senador, a negociação estaria sendo feita de maneira particular numa garagem de carros usados e, segundo seu funcionário, o negócio nem chegou a ser fechado. Eduardo diz que “em oito anos de mandato, apresentei 132 emendas e nenhuma delas teve relação ou participação com a empresa em questão”.

MPE mantém data de provas
As provas dos concursos do Ministério Público Estadual para promotor e servidor estão mantidas. O procurador-geral de Justiça do Estado, José Demóstenes, considerou infundadas as alegações do TCE para suspender os concursos. Em decisão na 5ª feira passada, o TCE alegou falta de dotação orçamentária e licitação para contratação da empresa responsável pelos certames.

P
onte da Amizade recebe licença do Ibama O Ibama liberou a construção da ponte que interligará São Miguel (TO) a Imperatriz (MA).

Presos em Colméia preocupam
Corregedora do TJ-TO pede reforço policial temendo ação de resgate dos acusados de pertencer a uma quadrilha de roubo a caixa eletrônico.

Fazenda da Avestruz no TO será vendida
Três fazendas – uma a de Palmas – e um helicóptero serão os primeiros bens a serem vendidos para garantir o pagamento de funcionários e manutenção das aves.

clebertoledo.com.br

TRE suspende programação do SBT Comentários do apresentador Alisson Lima, do Tocantins Urgente, da TV Jovem Palmas, dia 3 de julho, contra a administração de Marcelo Miranda, podem fazer o SBT sair do ar por 24 horas. A decisão foi imposta pelo juiz auxiliar Zacarias Leonardo, do TRE. A emissora ainda pode recorrer da sentença. No dia 3, Alisson Lima, no seu programa, e Fredson Aguiar, durante o SBT Notícias, leram e comentaram reportagem do jornal Primeira Página. Nesta, o jornal denunciou possíveis irregularidades de um empréstimo de mais de R$ 2,9 milhões do Instituto Espírito Santo (Prodivino) ao ex-prefeito de Taguatinga e candidato a deputado estadual Paulo Roberto (PFL).


Petistas com Marcelo
Os prefeitos petistas de Silvanópolis, Alberto Gomes Pereira, e de Ponte Alta, Arthur Alcides de Souza (Arturzinho), estão apoiando o deputado estadual José Santana (PT) para deputado federal e o advogado Célio Moura (PT) para senador. Ambos declararam apoio a Marcelo Miranda, mas vão ficar com correligionários nos outros cargos. O deputado Santana assegurou que tenta reverter o respaldo dos prefeitos a Marcelo. O prefeito de Campos Lindos, Jessé Pires Caetano (PT), também declarou que está com Marcelo, porém ainda não definiu quem será o seu candidato ao Senado. O PT faz parte da coligação Mudança prá Valer, de Leomar Quintanilha (PCdoB). Inclusive, a candidata a vice é petista -Zaira Miranda, ex-vereadora de Gurupi. Silvanópolis é situada na região Sudeste do Tocantins, a 180 quilômetros de Palmas, tem uma população de 4.003 habitantes e 3.608 eleitores.  Ponte Alta fica na região Leste do Estado, a 187 quilômetros de Palmas, com uma população de 6.120 habitantes e tem 4.641 eleitores. Já Campos Lindos fica na região Nordeste do Tocantins, com uma população de 7.053 habitantes e 4.176 eleitores.

Tucana adere a Marcelo
A presidente do Diretório Municipal do PSDB em santa Fé do Araguaia, Raimunda Barbosa da Silva, aderiu à campanha de Marcelo Miranda. Raimunda abre mão de sua candidatura à deputada estadual para apoiar o projeto de reeleição de Osvaldo Reis (PMDB) e Valuar Barros (PFL), respectivamente, candidatos a deputados federal e estadual. A ex-tucana já pertence aos quadros do PMDB.

Correio Braziliense

A distância Pelo menos dois estados ficarão fora do roteiro de visitas da campanha do presidente Lula. Os petistas avaliam que não há como o candidato ir ao Maranhão, onde Lula tem boas relações com Roseana Sarney (PFL) e com o grupo do governador José Reinaldo Tavares (PSB), adversário da senadora. O Tocantins tem uma situação parecida. Lula pode perder o apoio do governador Marcelo Miranda (PMDB) se abraçar a campanha do Leomar Quintanilha (PCdoB). Para completar, na chapa de Siqueira Campos (PSDB) tem gente que apóia a reeleição do presidente.