Lula envia mensagem de pronta recuperação a Fidel

Atualizada às 21h


 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta terça-feira (1) mensagem ao presidente de Cuba, Fidel Cas

 


Na mensagem, Lula diz que espera a rápida recuperação de Fidel. “Em nome da amizade que nos une e da luta que travamos em favor do desenvolvimento e da igualdade entre os povos, quero transmitir-lhe os votos de pronta recuperação”, afirma o presidente brasileiro.


 


Os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Evo Morales, da Bolívia, também enviaram mensagens de apoio, expressando solidariedade.


 


Provisoriamente, o general de exército Raúl Castro Ruiz, irmão de Fidel, assumiu a chefia do governo cubano.


 


Mais tarde, ao comentar o afastamento do presidente cubano, Lula defendeu a total autonomia do povo cubano para conduzir um eventual processo de sucessão.


 


“O processo sucessório é uma decisão que vai caber ao povo cubano”, disse Lula a jornalistas, ao chegar ao centro de convenções de Brasília, onde se realiza o 13º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. “Da mesma forma que não quero que os cubanos digam como vai ser o processo sucessório no Brasil, não posso dizer como vai ser o processo lá”.


 

“A única coisa que peço é: que o povo cubano deve merecer o melhor como qualquer povo do mundo”, acrescentou. O presidente esclareceu que falava do assunto sem ter detalhes precisos sobre o estado de saúde de Fidel Castro, que passou por uma cirurgia de emergência na noite de segunda-feira devido a sangramento intestinal.

 

“Se tiver de acontecer (a sucessão de Fidel) que aconteça da melhor forma possível”, disse Lula. “Mas acho também que o Fidel pode sair do hospital amanhã, pode ficar bom e que pode não ser um problema tão grave como parece”.

 

O presidente disse que foi surpreendido pela notícia da internação do líder cubano e recordou que Fidel Castro lhe pareceu saudável no último encontro que tiveram, há 12 dias, numa reunião do Mercosul em Córdoba, na Argentina. “Fiquei surpreso, porque em Córdoba eu achei ele tão alegre… mas doença é assim mesmo, basta estar bom para ficar doente”.