México: Tribunal Eleitoral admite recontagem de votos

O Tribunal Eleitoral do Poder Judicial da Federação (TEPJF), órgão responsável pelas eleições realizados no México, admitiu, por meio de uma nota distribuída à imprensa na noite desta segunda-feira (31/7), admitiu pela primeira vez que pode vir a realizar

O comunicado vai ao encontro de uma das exigências feitas pelo candidato progressista López Obrador após o resultado divulgado das eleições. Diante de diversas evidências de fraude, sua coligação enviou ao Tribunal uma série de pedidos de impugnação. Além do pedido de recontagem de todas as urnas, voto por voto, há também denúncias pelo uso de programas sociais do governo com fins eleitorais e indícios de imparcialidade do Instituto Eleitoral Federal (IFE), responsável pela contagem inicial dos votos.



Em sua justificativa para admitir a recontagem dos votos, o Tribunal mexicano informou que poderá colocar a exigência de Obrador em prática devido aos erros aritméticos cometidos pelo IFE.



O Tribunal tem até o dia 6 de setembro para determinar quem será o próximo presidente do México. Pelos dados do IFE, o governista Felipe Calderón foi o vitorioso, por uma margem de cerca de 0,5% dos votos.