Al Jazira: Chávez compara ataques de Israel ao Holocausto

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, comparou a atual ofensiva militar israelense contra o Líbano com “o que Hitler fez com os judeus” durante a Segunda Guerra Mundial, informou a rede de TV Al Jazira. Chávez deu a sua opinião durante uma entrevista ao

“Mas estão fazendo com os libaneses as mesmas coisas que Hitler fez com eles. Estão matando crianças e centenas de inocentes”, disse o presidente venezuelano. A rede de TV antecipou um trecho da entrevista e prometeu divulgar todo o seu conteúdo ao longo do dia. O governante venezuelano está em viagem oficial, tendo já passado por Belarus, Rússia e Catar (onde fica a sede da Al Jazira) e chegando neste sábado ao Irã.


 


Chávez terá uma reunião com o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que integra sua viagem por vários países asiáticos. O estadista venezuelano deverá assinar vários acordos comerciais e, segundo a agência iraniana “Irna”, será condecorado pelas autoridades. “Estaremos ao lado do Irã em todos os momentos e em qualquer circunstância”, declarou Chávez no início da visita de dois dias a Teerã – a quarta desde o ano 2000.


 


“Se estivermos unidos, poderemos não apenas resistir, mas também fazer fracassar o imperialismo”, acrescentou. O presidente iraniano insistiu que os dois países têm “posições e pontos de vista comuns nas questões políticas e internacionais”. Os dois também abordarão temas como petróleo, gás, investimentos, bancos, ciência e tecnologia. No domingo assinarão um acordo petroquímico.


 


Hugo Chávez deveria ter chegado a Teerã na sexta-feira, dia de seu aniversário de 52 anos, mas a mudança de planos não foi explicada. O estadista sul-americano também inaugurará a nova embaixada da Venezuela no Irã, se reunirá com empresários e será homenageado pela Universidade de Teerã. Irã e Venezuela são membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e combatem o imperialismo americano.