Em turnê, Gilberto Gil toca em festival espanhol e na Itália

O cantor e ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, tocará neste sábado (29/7) no Festival de Cap Roig, na região espanhola de Calella de Palafrugell. Na apresentação – que faz parte da turnê européia do cantor -, o músico tocará sucessos baseados

Gil também encerrará, no domingo à noite, na Piazza Maggiore de Bolonha, o concerto ''Musicando'', idealizado pelo maestro italiano Giorgio Zagnoni e dirigido por Rita Marchesini. O evento será gratuito, com organização da Fondazione del Monte di Bologna e Ravenna, além de prefeitura de Bolonha.


 


O cantor brasileiro será acompanhado no palco por Bem Gil e Sergio Chiavazzoli nas guitarras, Cláudio Andrade nos teclados, Arthur Maia no baixo, Gustavo Di Dalva na percussão e Jorge Gomes na bateria. Gil repetirá a apresentação que fez em Milão em 21 de julho, propondo músicas pertencentes ao repertório histórico de sua carreira, indo de Vinicius De Moraes a Bob Marley.


 


Ao lado de nomes como Gal Costa, Tom Zé e Caetano Veloso, Gilberto Gil participou, nos anos 60, do movimento tropicalista, que trouxe influências estrangeiras à música brasileira. No início dos anos 80, o cantor adaptou para o português o sucesso ''No Woman, No Cry'', de Marley, um de seus ''maiores ídolos'', segundo declarou na apresentação de seu disco ''Kaya N'Gandaya'', gravado em 2005, e dedicado ao músico jamaicano.


 


Gilberto Gil nasceu na Bahia há 64 anos e já lançou mais de 30 álbuns ao longo da carreira, obtendo seis discos de ouro, quatro discos de platina e vendendo mais de quatro milhões de cópias.