Peru: Alan García assume e anuncia medidas de austeridade

Em uma rápida cerimônia realizada no Palácio de Governo peruano, o advogado Alan García Pérez, de 57 anos, assumiu nesta sexta-feira (28/7) pela segunda vez a presidência do país.

Após fazer o juramento de praxe, o novo presidente fez o primeiro discurso de seu segundo mandato. García enfatizou a necessidade de refundar o sistema político nacional e anunciou uma série de medidas de austeridade, que atingirão diversas áreas do governo federal.



O novo presidente citou alguns dos setores da máquina pública que passarão por grandes reformulações: segurança, saúde, educação e relações exteriores serão prioridade e passarão por reformulações que visem à transferência fiscal e o desenvolvimento do país.



Comparações com o primeiro mandato



García fez um breve retrospecto de sua primeira experiência como presidente, entre 1985-90. Ele lembrou que foram anos conturbados da história peruana, e fez uma análise positiva ao comparar aquele período ao atual.



Hoje não há terrorismo massivo, nem crise de dívida externa e nem recessão mundial como em 1985, mas há um novo desafio, de grande proporção, que se apresenta ao país: é a falta de fé, a destruição das instituições e a desordem social'', afirmou.



Apesar de sua aproximação com a direita peruana, García relembrou as defesas históricas da Apra, partido do qual sempre fez parte. ''Nossa meta é a justiça social, fazendo com que o Estado pertença realmente aos mais pobres. É chegada a hora do povo'', disse.



Otimista, o novo presidente acredita que assume pela segunda vez o cargo mais importante do país com mais experiência. ''Nosso velho partido assume sua responsabilidade com mais maturidade, com a experiência dos erros cometidos, mas com os mesmos compromissos de sempre'', prometeu.



Leia também: García nomeia ministério e agrada a empresários peruanos