PC da China expulsou cerca de 45.000 membros em 2005

O PCCh removeu no ano passado de suas fileiras 44.738 membros “desqualificados”, segundo informou em meados de julho Ouyang Song, subdiretor do Departamento de Organização do Comitê Central do PCCh, durante uma coletiva de imprensa.

Segundo os estatutos do partido e outras leis vigentes, os membros que não cumprirem com as exigências da organização, após freqüentar os cursos de formação, devem ser expulsos.


 


Durante uma campanha educativa, de 18 meses de duração, o partido realizou atividades educativas para ajudar os membros que não conseguiram completar suas obrigações.


 


A campanha, a maior desde a fundação do partido em 1921, envolveu cerca de 70 milhões do partido, em mais de 3,5 milhões de organizações de base. Segundo as estatísitcas do Departamento de Organização do Comitê Central do PCCh, a organização tem 70,8 milhões de membros.


 


Entre 2,1 e 2,47 milhões de pessoas foram incorporadas ao partido, desde o 16.º Congresso do PCCh, celebrado em 2002.


 


Em 2005 mais de 17 milhões de pessoas solicitaram ingresso no PCCH, das quais pouco mais de 2,47 milhões conseguiram o título de militante. Quase dois milhões de novos membros são menores de 35 anos e representam cerca de 80% do total.


 


“O PCCh sempre prestou muita atenção à luta contra a corrupção e pede que seus comitês, em todos os níveis, castiguem os responsáveis por ações corruptas”, destacou Ouyang.


 


“A campanha anti-corrupção da China obteve alguns êxitos durante os últimos anos, já que o PCCh assume o combate à corrupção como uma tarefa fundamental”, explicou.


 


Liu Zhihua, ex-dirigente de Pequim, foi retirado do cargo por caorrupção em 11 de junho, e se encontra atualmente sob investigação da Comissão Central de Controle Disciplinar do PCCH e do Ministério da Supervisão.