Outros países pedem ajuda ao Brasil na crise libanesa

O esquema de resgate montado para tirar brasileiros do Líbano poderá ser utilizado para ajudar cidadãos de outros países também. O Itamaraty afirma que recebeu pedido de ajuda da Argentina, Bolívia, Paraguai e Canadá, e se dispôs a ajudar, desde que nenhu

“Procuraremos dar prioridade para os brasileiros, mas havendo lugar nos ônibus e até mesmo nos aviões, acomodaremos esses estrangeiros”, nesta terça-feira (25) o coordenador do grupo de apoio aos brasileiros no Líbano, embaixador Everton Vargas.


Em entrevista coletiva, Vargas informou que um vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) vai sair amanhã, às 22h (horário de Brasília), de Adana (Turquia), com 150 passageiros, devendo chegar a Recife por volta das 6h de quinta-feira.


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chegou hoje a Istambul, capital Turquia, e estará em Adana para acompanhar o embarque dos brasileiros. Ele volta ao Brasil na quinta-feira.


Vargas também disse que mais dois vôos da FAB devem sair da Turquia nesta semana, um deles na quinta-feira o outro no sábado. Dois vôos custeados pela TAM e pela Gol também vão trazer brasileiros que querem fugir das bombas. Ele informou também que um comboio de dez ônibus vai sair amanhã do Vale do Bekaa, no leste do Líbano, e levar brasileiros para Damasco, capital da Síria. Outros quatro ônibus devem deixar Beirute rumo a Adana, com 200 passageiros.


Vargas contou que 1.095 brasileiros já saíram do Líbano, 850 através das operações do governo brasileiro e o restante por conta própria.