Cepal aumenta previsão de crescimento do Brasil em 2006

A previsão para o crescimento econômico do Brasil em 2006 foi elevada de 3,5% para 4% pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe), órgão ligado às Nações Unidas. Os motivos para a melhora na projeção foram a expansão observada no primei

A previsão anterior, de 3,5%, havia sido feita pela Cepal em abril. A nova projeção consta do relatório “Estudo Econômico da América Latina e Caribe 2005-2006”, divulgado nesta terça-feira (25/7).



De acordo com o relatório, “o consumo das famílias deve aumentar consideravelmente. Dois elementos devem contribuir para esse crescimento: o aumento da massa salarial e a contínua expansão do crédito ao consumidor”.



Para a Cepal, o aumento do investimento no Brasil está sendo impulsionado pelas melhores perspectivas para o crescimento e pela queda da taxa de juros, mas ainda há condições que levam a cautela dos empresários, como os juros. Mesmo assim, o órgão diz que o investimento deve ser o componente de demanda com a maior expansão neste ano.



América Latina



A Cepal aumentou também a previsão para o crescimento da América Latina e Caribe como um todo, de 4,6% para 5%, o que marcaria o quarto ano consecutivo de expansão da região.



Para o órgão, a atual fase merece destaque “pela menos dependência dos países da região em relação a suas dívidas externas, bem como pela maior rapidez com que eles têm se desendividado”.



O órgão diz também que, ainda que essa taxa de crescimento seja menor que a vista em outras zonas do mundo em desenvolvimento, as economias estão crescendo com superávit em conta corrente e saneamento das contas públicas, o que lhes permite reduzir sua vulnerabilidade a possíveis perturbações externas.