Ibope: Alckmin 27%, HH 8%, Lula 44%, leva no 1º turno

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reelegeria no primeiro turno com 44% dos votos se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Ibope divulgada no Jornal Nacional desta terça-feira (25). O resultado contrariou números que circularam na interne

A candidata do PSOL, Heloísa Helena foi escolhida por 8% dos entrevistados. Na pesquisa anterior eram 6%. Os candidatos Cristovam Buarque (PDT), José Maria Eymael (PSDC) e Rui Pimenta (PCO) registram 1% das intenções de voto. Os votos em branco somam 9%, mesmo número apurado para os indecisos.


Os votos de todos os outros candidatos somaram 38%, seis pontos abaixo do desempenho de Lula. Como a margem de erro da da pesquisa é de 2 pontos para mais ou para menos, o resultado aponta para uma vitória já em 1º de outubro. No levantamento anterior, porém, Lula venceria no primeiro turno com uma margem de 20 pontos sobre a soma dos demais candidatos.


Comando de Lula prevê 2º turno


Embora a pesquisa mostre que o presidente Lula venceria no primeiro turno, o Ibope fez uma simulação de segundo turno entre ele e o tucano. O instituto comparou os resultados com a pesquisa realizada em junho. Lula caiu de 53% para 48% e Alckmin subiu de 31% para 39%. Com isso, a diferença caiu de 22 pontos  para 9 pontos.


No comando da campanha Lula, apesar dos números do Ibope e outras pesquisas, a tendência é haver segundo turno. O comando passou a se reunir às segundas-feiras desde o último dia 10, primeiro em São Paulo, mas não na sede do PT, e depois em Brasília. A constatação — interpretada por alguns analistas como jogo de cena — é feita com objetividade. Para alguns dos componentes pode até ajudar a impulsionar tanto a campanha Lula como um mesmo assim provável segundo mandato.


O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, entre os dias 22 e 24. O instituto não comparou a pesquisa divulgada nesta terça-feira com o levantamento anterior, pois o quadro de candidatos era diferente. A principal diferença, porém, era a presença em junho do candidato Enéas, do Prona, que figurava com 2% das intenções de voto.


Com Globo Online e agências