Mercadante anuncia projeto ferroviário para São Paulo

Durante caminhada na zona leste da capital paulista ao lado de Nádia Campeão (PCdoB), candidata à vice-governadora, e da ex-prefeita Marta Suplicy, o candidato Aloizio Mercadante falou sobre seu projeto de transporte ferroviário, ligando São Paulo a Ca

O clima quente e seco da capital paulista não desanimou os militantes petistas e comunistas que participaram, na tarde desta terça-feira (25/7), de caminhada dos candidatos a governador e vice, Aloizio Mercadante (PT) e Nádia Campeão (PCdoB) em Itaquera, na zona lesta da cidade. A novidade foi a presença, pela primeira vez na campanha, da ex-prefeita Marta Suplicy, que participou do evento e pediu votos para o senador petista e para o presidente Lula.


Durante a caminhada, Mercadante falou com os jornalistas sobre o projeto de reestruturação da malha ferroviária do estado. “Nós queremos fazer um transporte de alto desempenho que ande a 160 quilômetros por hora, ligando Campinas a São Paulo e outro, que ande a 280 quilômetros por hora, entre São Paulo e Rio de Janeiro”, disse Mercadante.




Conforme dados apresentados pelo candidato da frente Melhor para São Paulo, que reúne PT, PCdoB, PL e PRB, os estudos sobre o sistema de transporte ferroviário já estão prontos. O trajeto São Paulo-Campinas teria 93 quilômetros e seria percorrido em 50 minutos. O custo da obra ficaria em torno de R$ 2,7 bilhões. “O projeto já estava no Plano Plurianual do governo estadual de 2004, mas nunca saiu do papel e será prioridade em nosso governo”, disse Mercadante.




De acordo com Mercadante, a linha ligando os estados de Rio de Janeiro e São Paulo tem custo estimado de US$ 8 bilhões e só poderá ser feita com a ajuda dos governos federal e dos dois estados. Segundo Mercadante, “todos esses projetos terão de ser feitos via PPPs. Algumas empresas já manifestaram interesse e vamos dar prioridade absoluta para esses projetos. Se tivermos um trem rápido entre Campinas e São Paulo com parada em Jundiaí, vamos abrir toda essa região para as pessoas morarem e trafegarem com maior qualidade”. Ele completou dizendo que depois de quatro anos, quando terminada a obra, cerca de 38 mil passageiros trafegariam diariamente pela linha São Paulo-Campinas, “aliviando [as rodovias] Bandeirantes e Anhangüera e o trânsito da Grande São Paulo”.




Questionado sobre a malha viária da Grande São Paulo, Mercadante afirmou que os projetos mais importantes são a conclusão do trecho sul do Rodoanel e, em seguida, a conclusão de toda a obra. “Este projeto está previsto para quatro anos, mas a obra propriamente dita são 30 meses, ou seja, é possível acelerar as obras”, disse.  O candidato ressaltou ainda o projeto do Ferroanel, anel ferroviário de carga que possibilitaria o transporte de mercadorias, diminuindo o fluxo de caminhões pela cidade.




O povo nas ruas




O locutor do carro de som anunciava a chegada de “Nádia Campeã” à rua Viegas de Menezes, no centro de Itaquera, quando a militância, com bandeiras vermelhas com a estrela branca petista e com a foice e o martelo comunistas já se preparava para dar início à caminhada. Para Nádia Campeão, os números que anunciam a vitória de José Serra para o governo de São Paulo no primeiro turno devem ser relativizados. “A campanha ainda está esquentando”, disse. Ela ressaltou que a campanha difamatória lançada pelos setores conservadores da política nacional foi um desserviço à democracia e contribuiu para o clima de apatia do eleitorado. No entanto, declarou a candidata, a população tem participado dos atos e demonstrado interesse pela sucessão ao governo do estado.



Após falar com os jornalistas, Mercadante teve de deixar a caminhada por conta de compromissos com a direção nacional do PT . O evento prosseguiu com Nádia, Marta Suplicy (foto) e candidatos a deputado como Simão Pedro, José Zico Prado e Paulo Teixeira, todos do PT. Ao percorrer as ruas estreitas do bairro, Nádia recebeu o reconhecimento da população. “É muito bom ter uma mulher campeã na chapa”, disse uma das moradoras que passava pelo local.


A ex-prefeita Marta Suplicy também foi bem recebida pela população. “Marta precisa voltar para a prefeitura. A cidade está parada desde que Serra foi eleito”, disse Edisvaldino Dias Correia, operário da construção civil, que parou a obra para cumprimentar Marta e Nádia.




Ao final do trajeto, que durou cerca de 40 minutos, Marta falou à população. “Nádia teve sensibilidade ao assumir a Secretaria de Esporte durante minha gestão à frente da prefeitura. Tenho certeza de que fará o mesmo como vice-governadora”. “Estamos esquentando os motores”, disse a ex-prefeita, que justificou seu apoio ressaltando que “sabemos o que fizemos e o que Lula fez e sabemos o que precisa ser feito por este estado e pelo Brasil”. Nádia Campeão, por sua vez, declarou que “não se pode esquecer que Serra abandonou nossa cidade” e que “a única obra [de Serra] à frente da prefeitura foi impedir uma segunda gestão de Marta Suplicy”. “Novamente”, completou a candidata a vice-governadora,  ele fará do estado de São Paulo um trampolim eleitoral para uma futura candidatura à Presidência da República”. 




De São Paulo,
Priscila Lobregatte