Alckmin caiu no conto do 2º turno que o Ibope não deu

O blog do jornalista Ricardo Noblar no Estadão Online (http://noblat1.estadao.com.br/noblat) noticiava nesta terça-feira às 15h39 que “Alckmin comemora pesquisa do Ibope”. E apresentava números o

Segundo o jornalista, “o candidato Geraldo Alckmin acaba de receber em São Luís do Maranhão […] os principais números da mais recente pesquisa eleitoral do Ibope. […] A soma dos votos obtidos […] assegurariam (sic) o segundo turno”.


Os números do blog eram: Lula 41%, Alckmin 30%, Heloísa 9% ou 10%; juntando Cristovam Buarque e outros candidatos, haveria segundo turno. Mas à noite, a pesquisa Ibope anunciada no Jornal Nacional trouxe outros números: Lula 44%, Alckmin 27%, Heloísa 8%, Critovam 1%… E virtória de Lula no primeiro turno se a eleição acontecesse hoje.


A ética blogueira sobre “barrigas”


A história ficou pouco transparente para os internautas que freqüentam o Blog do Noblat.  Afinal, Alckmin recebeu mesmo os números distorcidos, e comemorou antes do tempo? Nesse caso, quem fez o candidato cair no conto-do-vigário? Ou foi o jornalista que se equivocou ao noticiar uma comemoração inexistente de um segundo turno que não existia?


A ética blogueira tolera “barrigas” (inevitáveis num jornalismo assim frenético) mas cobra explicações. “Noblat, você vai admitir que errou os números do Ibope? Será que o povo do Alckmin te passou errado? E você caiu?”, cobrava há pouco um leitor de Ricardo Noblat.


Do jeito que ficou, o jornalista prestou um desserviço a Alckmin, quaisquer que fossem as intenções da sua nota. Esta passou a imagem de um candidato a comemorar antes do tempo números fantasiosos, em vez de esperar mais algumas horas para conhecer os verdadeiros, como qualquer telespectador do Jornal Nacional. A “barriga” repercutiu e trouxe para os alckmistas um sabor de desilusão, para uma pesquisa que nem é tão ruim para o bloco conservador PSDB-PFL, repetindo números semelhantes aos das recentes sondagens do Datafolha e Vox Populi.


Com Estadão Online e agências