Museus nos EUA mantêm obras judaicas pilhadas por nazistas

Os museus americanos não fizeram o suficiente para esclarecer a procedência das milhares de obras em seu poder, que podem ser procedentes de pilhagem do regime nazista alemão. A denúncia partiu de uma organização judaica, em relatório publicado nesta terç

A Conferência de Reclamos Materiais Judeus contra a Alemanha, com sede em Nova York, lembra aos museus que, há sete anos, Washington expressou seu apoio a tal medida e fez recomendações à Associação Americana de Museus (AAM) nesse sentido.


 


Passado esse tempo, a conferência analisou 322 museus para concluir que só foi esclarecida a origem de 12% das 140 mil obras suspeitas – entre as quais estão pinturas, esculturas e gravuras.


 


A AAM catalogou como obras a investigar todas as que foram criadas antes de 1946 ou adquiridas pelo museu depois de 1932, as quais foram objeto de uma mudança de proprietário entre 1932 e 1946 ou aquelas sobre as quais há indícios de que estavam na Europa continental nesta época.


 


A conferência insta aos museus que “concluam rapidamente” a investigação sobre seu inventário porque “a geração de sobreviventes do Holocausto” está desaparecendo.