México: Em carta, Obrador pede recontagem a Calderón

O candidato progressista nas eleições presidenciais do México, López Obrador, enviou uma carta nesta segunda-feira (24/7) a seu adversário na disputa, o governista Felipe Calderón. No texto, Obrador solicita a recontagem dos votos devido às fraudes oco

De acordo com os números divulgados pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), Obrador foi derrotado pelo governista Felipe Calderón por apenas 0,52% dos votos nas eleições ocorridas em 2 de julho. Há claras evidências de fraude no processo eleitoral, e por isso a chapa progressista ''Pelo Bem de Todos'' exige que seja feita a recontagem de todas as urnas, voto por voto.



É a primeira vez que Obrador se dirige diretamente a Calderón, sem nenhum tipo de intermediário, como a imprensa ou interlocutores em comum. O candidato da coligação de centro-esquerda espera que seu opositor entenda as razões que o levam a exigir a recontagem e ajude-o a fortalecer a democracia mexicana.



Obrador diz na carta que, caso a recontagem mostre que ele foi o perdedor, aceitará o resultado sem nenhuma contestação. Para Antonio Nuñez, advogado da coligação ''Pelo Bem de Todos'', se a vitória de Calderón for declarada sem a recontagem, ele poderá ter dificuldades para governar o país. ''Haverá sempre a dúvida caso não ocorra a verificação'', disse.