Cuba oferece experiência em políticas sociais ao Mercosul

Em sua participação na 30ª Reunião de Cúpula do Mercosul, o presidente Fidel Castro afirmou que as experiências em políticas sociais de Cuba estão à disposição dos países que compõem o bloco.

Fidel esteve em Córdoba, na Argentina, para firmar um acordo comercial com os cinco países (Brasil, Argentina, Venezuela, Paraguai e Uruguai) do Mercosul. A partir de agora, todos os convênios bilaterais existentes entre Cuba e as nações do bloco se tornaram multilaterais.



Para o presidente cubano, as experiências realizadas em seu país nas últimas décadas mostram que, com poucos recursos, é possível colocar em prática verdadeiras revoluções sociais.



Fidel citou exemplos nas áreas de educação e saúde que já obtiveram ótimos resultados em outros países, como o método de alfabetização “Sim, eu posso”, e a “Operação Milagre”, destinada a reabilitar a visão de pessoas carentes. “Experiências exitosas desses dois programas acontecem recentemente na Venezuela”,  destacou o líder cubano.



Integração



A presença de Fidel Castro na reunião em Córdoba era uma incógnita até o dia de sua chegada à Argentina. Ele afirmou que o principal motivo de sua ida foi a possibilidade de, a partir desse encontro, surgir uma real integração dos países da região.



“Essa integração tem inimigos há séculos e eles não ficam felizes quando escutam notícias desta reunião. O Mercosul estava em crise, mas sai fortalecido daqui, apesar de toda campanha desfavorável da mídia e dos imperialistas”, afirmou Fidel.