Julgamento prossegue mesmo com Hussein hospitalizado

O julgamento do deposto presidente do Iraque, Saddam Hussein, recomeçou nesta segunda-feira em Bagdá sem sua presença nem a de seus advogados. Hussein foi levado ao hospital no domingo após uma greve de fome, que ele teria começado no dia 7 de julho em

A sessão desta segunda-feira serviria para ouvir os depoimentos de dois réus, mas o único acusado presente, o meio-irmão de Saddam, Barzan Ibrahim al-Tikriti, não aceitou o advogado indicado pelo tribunal.


Enquanto surgem denúncias contra as forças de ocupação por repetidos massacres cometidos desde a invasão do país, em março de 2003, o governo instalado pelos ocupantes procura manter o “julgamento” do presidente deposto e de alguns dos membros de seu governo.


No domingo, o promotor público Jaafar al-Moussawi disse que o presidente deposto, de 68 anos, estava sendo alimentado por um tubo. O porta-voz do tribunal, Raed Juhi, disse que o estado de saúde de Hussein é estável. “A saúde dele não deteriorou e ele voltará ao tribunal assim que quiserem”, disse.


Hussein e outros três membros de seu antigo governo iniciaram a greve de fome há mais de duas semanas, em protesto contra a precária condição de segurança oferecida pelas forças de ocupação do país aos seus advogados. Três integrantes da equipe de defesa foram assassinados durante o julgamento — o último foi o advogado Khamis al-Obeidi, morto a tiros em junho.