Brasil assume presidência rotativa do Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu nesta sexta-feira (21/7) a presidência rotativa do Mercosul, cargo que ocupará pelos próximos seis meses.

Lula assumiu o comando do bloco durante a 30ª Reunião de Cúpula do Mercosul, em Córdoba, na Argentina. O presidente argentino e anfitrião do encontro, Néstor Kirchner, ocupou a presidência rotativa durante o primeiro semestre de 2006.



Para o subsecretário de América do Sul do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, José Felício, caberá a Lula estabelecer um plano estratégico para o Mercosul nesse período. Segundo ele, o bloco passa por um momento delicado, devido à insatisfação de países como o Uruguai e o Paraguai.



Entre as reclamações dos dois países insatisfeitos está a redução de exportação de seus produtos para o Brasil e a Argentina. “Há alguns problemas, mas certamente elas serão corrigidas”, sustenta Felício.



Para ele, o ingresso da Venezuela no bloco trará importante avanços para o entendimento das relações comerciais entre os países que compõem o Mercosul. “O mais importante é ter uma visão de mais longo prazo e aproveitar a chegada da Venezuela, o que faz do Mercosul um bloco muito mais poderoso, inclusive no ingresso de um movimento financeiramente muito sólido”, defendeu.



Com agências.