Lingüista afirma que Monalisa é retrato de mulher morta

A Monalisa é, na realidade, ''o retrato de uma jovem e bela mulher morta, cujos olhos não haviam sido fechados ainda''. Leonardo Da Vinci teria pintado um retrato ambíguo da morte mascarada pela beleza viva. Quem lança essa surpreendente tese

Segundo Alinei, os olhos da Monalisa – que parecem seguir quem a observa – lembram os versos do escritor e poeta italiano Cesare Pavese: ''Verá a morte, e terá os seus olhos''. Mas é o sorriso que tem alimentado inúmeras hipóteses e inspirado escritores e poetas ao longo dos séculos.


 


O lingüista define Monalisa como uma ''medusa moderna e eterna, que não flerta conosco, nem nos assusta, que não nos petrifica quando a observamos, mas nos faz sentir o perfume do amor e depois nos leva a resvalar a morte deixando-nos, perdidos, à beira de um abismo''.


 


Em sua pesquisa, Alinei chama a atenção para o fato de que as mãos de Monalisa estão uma sobre a outra. ''Mórbidas e sinuosas, dão uma impressão de serenidade e tranqüilidade, que por sua vez é reforçada pelo relaxamento dos músculos faciais. É necessário lembrar que o relaxamento muscular máximo é o da morte?''.


 


Il Sorriso della Gioconda sustenta que Da Vinci ''quis projetar uma sombra da morte em seu sorriso e em todo o quadro''. Além disso, para Alinei, a posição de Monalisa e a simplicidade de sua vestimenta transmitem uma forte sacralidade, que enfatiza a idéia da morte. É o caso também da assimetria da paisagem, ''com o fundo dos montes, das águas da criação e do fim do mundo''.