Campanhas começam a dar o tom

A campanha eleitoral começa a dar o tom do noticiário tocantinense, com os candidatos indo às ruas e os partidos movendo ações no TRE. O resumo das notícias do estado, por Carlos Pompe.

Jornal do Tocantins

71 ações junto ao TRE Desde o início deste ano, o número de ações contra partidos políticos por propaganda extemporânea protocoladas no TRE já chegou a 71. O PMDB protocolou mais de 50 ações contra o partido tucano. O PSDB entrou com 20 ações aproximadamente, sendo destas cerca de cinco sobre propaganda irregular contra o PMDB.

Agenda dos candidatos
O governador fará campanha, hoje, em Almas, Porto Alegre do Tocantins e Dianópolis. Miranda chegou ontem de Londres, para a assinatura do empréstimo de US$ 106 milhões com o banco italiano MCC. Após a entrevista coletiva, foi feita uma carreata com a participação de muitos carros que apóiam Miranda. Após isso, Marcelo participaria de uma recepção numa casa de eventos em Palmas. Siqueira Campos (PSDB) fará campanha, hoje, em Araguaína. Ontem, esteve em Colinas do Tocantins e participou de uma reunião-almoço com cerca de 400 empresários. Leomar Quintanilha deverá se reunir, hoje, com sua equipe para elaborar a agenda de trabalho que deve se intensificar a partir da próxima segunda-feira, 24. Ontem, participou de uma plenária do PT na Câmara Municipal. Capitão Azevedo (PSDC), deverá conceder entrevista a um órgão de imprensa local. Ontem, participou de reunião com o Comitê Feminino do partido. Elísio Gonçalves (PSOL) e sua equipe irão definir como ficarão os adesivos de campanha e a página do candidato na internet. Está prevista visita à imprensa na capital.

Bens dos candidatos
Segundo informações do MPF, a declaração de bens é analisada quanto a sua evolução quantitativa, não a valorização dos bens. Conforme explicou o MPF, os candidatos podem declarar o valor histórico do bem (preço pago na época da compra), o que seria completamente legal. Alguns candidatos fizeram isso.

Poucos sanguessugas
O relator da CPI da Saúde, que também investiga sanguessugas no Tocantins, deputado Hélcio Santana (PDT), disse que não se surpreendeu com os nomes tocantinenses – Pastor Amarildo (PSC), Maurício Rabelo (PL) e Eduardo Gomes (PSDB) – na lista de 57 parlamentares da CPI das Sanguessugas. “Aliás, me surpreendi sim por serem apenas três”, disse. Hélcio Santana garantiu que muitas prefeituras do interior do Estado compraram ambulâncias da Planam. “Algumas foram compradas como sendo UTI Móveis e que sequer tem equipamentos para isso. São todas ocas”, declarou.

PCdoB consternado
É que um dos envolvidos com o acidente trágico que matou três pessoas na noite de segunda-feira, na TO-010 em Palmas, é filiado ao partido. Ana Maria Coelho de Souza, que perdeu marido e filha no acidente, é presidente do partido em Miracema e candidata a deputada estadual.

Ausência sentida
A ausência do senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB) foi sentida na inauguração do escritório do deputado federal Eduardo Gomes, em Palmas. A assessoria da União do Tocantins justificou dizendo que o senador estaria cumprindo compromissos em Brasília.

Pioneer sementes
A empresa anunciará dia 27 a implantação de um centro de pesquisa no Tocantins.

Suspenso julgamento do prefeito de Xambioá
O desembargador Liberato Costa Póvoa do Tribunal de Justiça emitiu um parecer favorável ao recurso do prefeito de Xambioá, Richard Santiago (PMDB), e suspendeu a sessão que iria julgá-lo hoje. O prefeito não teve o direito para se defender e os vereadores teriam levado o processo arbitrariamente. “A perícia que solicitei para averiguar as contas da prefeitura não foi feita. Por isso entrei com recurso no Tribunal de Justiça”, comentou. O prefeito é acusado de vários crimes, entre eles, demissão de funcionários concursados e a contratação de outros sem concurso, contratação de empresa sem licitação e licitações direcionadas e aquisição irregular de terrenos. Ao todo, foram 16 crimes administrativos e políticos que o prefeito supostamente teria cometido desde o início da sua administração.

Casas para quilombolas
Convênio entre Prefeitura de Brejinho de Nazaré, CEF, Ministério das Cidades e Seciju será firmado hoje para a construção de 65 casas para a comunidade quilombola da região.

Seduh e moradores discutem desocupação
Os moradores do loteamento Água Fria e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Eduardo Manzano, discutem a permanência deles no local. O loteamento é considerado irregular pela prefeitura de Palmas.

Famílias deixarão área de Gurupi
Cerca de 100 pessoas têm até amanhã para desocupar duas quadras do setor Aeroporto 3, em Gurupi, que foram invadidas por eles no início da semana.

Arraias preocupam
Após a proliferação de macrófitas e do constante ataque de piranhas, mais uma ameaça perigosa nas praias da Capital. Segundo a UFT, deve-se tomar cuidado com a presença de arraias, que se aproximam da margem dos rios e, ocasionalmente, ao serem pisadas podem reagir causando ferimentos por meio do ferrão.

Correio do Tocantins

UT: casa dos sanguessugas Parlamentares da União do Tocantins estão entre
os protagonistas de escândalo nacional de corrupção (sanguessugas)


PC do B: ‘campanha sem dinheiro’
Se depender da ajuda financeira do PT para que o PC do B consiga eleger Leomar Quintanilha como governador do Tocantins, a campanha já está perdida. Segundo o presidente do PT no Estado, deputado estadual José Santana, “não tenho nenhuma moeda no bolso, nem para minha campanha, nem para a do Partido. Estamos sem fundo partidário”. Já o vice-presidente do PC do B, no Estado, Luiz Carlos Orro, disse que a arrecadação de fundos para a campanha da coligação ainda está sendo estruturada e estudada. "Com o capital político que o PT nos trouxe; 130 vereadores, 15 prefeitos e 22 vice-prefeitos; o PT nos trouxe um saldo de 350 mil votos, alcançados pelo partido nas eleições de 2004”, diz.  Orro junta estes números aos 310 mil votos que Leomar teve nas eleições para senador em 2002, o que o leva a sonhar com um segundo turno com Leomar nos palanques, aqui no Estado. "Nós acreditamos na força e na política de militância dos dois partidos", conclui.

Mulheres sem cota
Nenhum dos 24 partidos que irão disputar as eleições completou a cota mínima de indicação de 30% para as candidaturas femininas nas eleições estaduais, conforme prevê a Lei Eleitoral (9504/97). Dos 358 candidatos a deputado estadual apenas 65 são mulheres, e dos 82 federais, apenas 18. Atualmente a Câmara de Vereadores de Palmas conta com 12 vereadores e apenas três são mulheres. Na Assembléia Legislativa dos 24 deputados apenas duas cadeiras são ocupadas por mulheres.

clebertoledo.com.br

Festa na chegada do governador A previsão de 500 pessoas, feita pelo coordenador político da coligação Aliança da Vitória, Manoel Bueno, foi superada por muito. Centenas de carros foram estacionados ao redor do aeroporto.

Secretários e servidores convocados a receber Marcelo
O coordenador político da Aliança da Vitória, Manoel Bueno, assegurou não existir nenhum tipo de convocação dos funcionários para receber Miranda no aeroporto de Palmas. Secretários estaduais, prefeitos e lideranças de cidades beneficiadas com o empréstimo de mais de US$ 106 milhões do banco italiano MCC estarão presentes. Um funcionário do Estado garantiu que os servidores estão sendo convocados a comparecer no aeroporto de Palmas. Segundo o servidor, até mesmo funcionários licenciados estariam recebendo ligações com a determinação expressa: ou vai, ou sai. A ordem teria partido do Palácio Araguaia e os secretários e chefes de setores apenas estariam cumprindo a determinação.
 

Secom responde à acusação
A Secretaria Estadual de Comunicação afirmou que acusação de que servidores públicos estariam sendo convocados a receber o governador Marcelo Miranda (PMDB) e comitiva no aeroporto de Palmas "trata-se de uma acusação leviana e com o intuito, exclusivo, de ofuscar o sucesso das negociações" do governo do Estado junto ao banco italiano MCC.

Mudança Pra Valer prepara eventos populares
A coligação Mudança Prá Valer, do senador-candidato a governador Leomar Quintanilha (PCdoB), está preparando eventos populares. No sábado, a partir das 12 horas, possivelmente no Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência, haverá uma reunião com as lideranças políticas da coligação no Tocantins.
Conforme o coordenador da campanha, Sadi Cassol, estarão presentes vereadores, vice-prefeitos e prefeitos. Na ocasião, além de uma apresentação formal de Leomar, será definida a estratégia de campanha eleitoral. Na próxima quarta-feira, dia 26, acontece  uma caminhada em Araguaína.

Plenária do PT de Palmas
O Diretório Municipal do PT de Palmas promoveu plenária de apresentação dos candidatos a deputado estadual e federal do partido na Capital e de respaldo aos candidatos da coligação Mudança Prá Valer (PCdoB/PT). A idéia é fazer um ato de apoio ao candidato a governador, senador Leomar Quintanilha (PCdoB), a vice, Zaira Miranda (PT) e a senador, Célio Moura (PT). A presença dos três está confirmada. 

Siqueira com empresários
O ex-governador e seu vice participaram de encontro em Colinas, na terceira reunião com cerca de 400 empresários. Os outros dois encontros foram em Palmas e Paraíso.

Gabeira inocenta Gomes mas não os outros tocantinenses
Para Gabeira, “a fala do Tasso Jereissati (presidente nacional do PSDB) de dizer que também vai expulsar o Eduardo Gomes foi precipitada”. Disse que Gomes foi parar na lista por causa de emendas sem relação com o caso e por telefonemas recebidos pelo seu gabinete. Sobre os outros dois deputados locais, Gabeira disse: “Eles estão em situação mais complicada, mas eu não posso falar nada”.

Amarildo desconhece Sanguessugas
O deputado federal Pastor Amarildo (PSC) desconhece quais são as empresas prestadoras de serviços ou “fornecedores dos produtos”.
 


Rabelo nega envolvimento
O deputado federal Maurício Rabelo (PL) negou que tenha qualquer tipo de envolvimento no caso do superfaturamento das ambulâncias. O nome do parlamentar está na relação de investigados da CPI dos Sanguessugas.