Presidente do Irã mantém postura antes de reunião da ONU

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta terça-feira que seu país tem todo o direito de produzir combustível atômico, mantendo a postura de que seu país não cederá às pressões ocidentais para desmantelar seu programa nuclear, antes de uma r

O organismo da ONU deverá se reunir esta semana para fazer o esboço de uma resolução que, segundo agências internacionais, vai exigir que o Irã suspenda seu programa nuclear. A coerção é liderada pelos Estados Unidos e pretende eliminar a possibilidade de o Irã desenvolver tecnologia nuclear com seus próprios meios.


“Ter um programa de combustíveis nucleares é direito óbvio da nação iraniana”, afirmou Ahmadinejad, segundo a agência Irna, enfatizando que Teerã busca um programa nuclear apenas para construir usinas de energia. Estados Unidos e União Européia alegam que o Irã é uma “ameaça” e que pode construir armas atômicas. No entanto, os mesmos países que acusam o Irã jamais fizeram qualquer pedido à ONU contra o Estado de Israel, que possui armas atômicas e é um fator preponderante de desequilíbrio na região.


Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido pressionam o Irã para que o país desista de seu direito de fabricar combustível nuclear. Para isso, ofereceram um “pacote de incentivos” comerciais e tecnológicos para a República Islâmica. O Irã disse que responderá se atende ou não as reivindicações do “pacote” até o dia 22 de agosto, provocando irritação nos dirigentes desses países enovos pedidos de ações na ONU contra os iranianos.