Filho de Garcia Marquez levará às telas texto do escritor

Rodrigo García Barcha, filho do prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, vai levar ao cinema a história Tempo de Morrer, escrita por seu pai e por Carlos Fuentes, em 1965. Barcha já dirigiu os filmes Cosas que Puedes Decir Solo c

A informação foi divulgada pelo cineasta Arturo Ripstein, que visita Bogotá para participar do 3º Festival Colombiano de Curtas-metragens. Ripstein dirigiu a primeira versão cinematográfica do texto em 1965, pela qual ganhou o Prêmio Mexicano das Artes. Segundo ele, passar para a tela uma história de García Márquez é um desafio para poucos diretores.


 


'O que acontece é que adaptar as histórias de Garcia Márquez não é coisa fácil, porque são muito estruturadas, pontuais, precisas. Poucos se atrevem a adaptar obras dele porque são muito boas e no cinema é preciso corresponder a essas expectativas', explicou.


 


Tempo de Morrer narra a história de Juan Sáyago, que retorna ao local onde está a mulher que ama, Mariana Sampedro, após cumprir 18 anos de cadeia pelo assassinato de Raul Trueba. Ele, então, tem que enfrentar o desejo de vingança dos filhos do homem que matou.


 


Nos próximos meses, estão previstos os inícios das filmagens de outras duas outras obras de García Márquez: O Amor nos Tempos de Cólera, dirigido por Mike Newell, e Do Amor e Outros Demônios, na cidade colombiana de Cartagena das Índias.