Campanha ainda não está nas ruas

A disputa estadual ainda não foi para as ruas, indicam os noticiários do Tocantins. Leia a resenha da imprensa feita por Carlos Pompe

Jornal do Tocantins  16/7/06

Campanha esquenta nesta semana Siqueira e Leomar farão reuniões com lideranças e coordenação de campanha, amanhã, para agendar os eventos da semana. Miranda está em Londres. Siqueira esteve ontem em Barra do Ouro e recebeu o título de cidadão da cidade. Quintanilha está em Minas Gerais e deve retornar hoje a Palmas. Elísio Gonçalves (PSOL) e capitão Azevedo (PSDC) deverão visitar o interior tocantinense nos próximos dias. Ontem, o candidato pessolista passou em Monte do Carmo. Capitão Azevedo encontrou-se com moradores da região Norte da Capital e visitou a Praia das Arnos.
Majoritária com concorrentes rodados na vida pública No caso dos candidatos que vão disputar o comando do Palácio Araguaia, apenas dois não tinham experiência em eleição, que são os candidatos do PSOL, Elísio Gonçalves, e o do PSDC, Capitão Célio. Siqueira passou por cargos municipais, estaduais e federais e já chefiou o Estado por três vezes. Miranda foi deputado estadual – chegando a presidir a Assembléia Legislativa – até chegar ao cargo de Governador do Estado em 2002. Leomar Quintanilha é senador pelo segundo mandato, além de ter ocupado vários cargos parlamentares, tanto federais quanto estaduais. O caso dos candidatos ao Senado não é diferente. Eduardo Siqueira Campos concorre à reeleição ao Senado, já foi deputado federal eleito em 1990, e foi o primeiro prefeito eleito de Palmas. Kátia Abreu está em seu segundo mandato na Câmara Federal. O petista Célio Moura participou de outros processos eleitorais, inclusive na disputa pela prefeitura de Araguaína. Os que entraram mais recentemente na disputa eleitoral no Estado são os candidatos do PSOL, Cláudio Dallabrida, e do PSDC, Hélder Barros Bitar.(E.A.)
Sadi sai do PMDB O secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia de Palmas, Sadi Cassol, entregou sua desfiliação ao PMDB na última quinta-feira. Ele será coordenador político da campanha de Quintanilha. Cassol é suplente de Quintanilha e ele deve se licenciar para se dedicar à campanha. Sadi Cassol não decidiu para qual partido irá. Fontes ligadas ao secretário teriam adiantado que Cassol se filiaria ao PT.
 
Fissura pró Leomar no PDT O dirigente do PDT, Kairo Bernardo, começou a semana criticando o presidente do PDT, deputado Fábio Martins, e terminou atacando a escolha de representantes da coordenação jovem da campanha de Marcelo Miranda. “Eles estão enfraquecendo o movimento jovem em favor do Governador”, avisou. Kairo Bernardo disse: “Alguns colegas já andam falando que vão apoiar o Leomar. Eles já estão deixando a base de Marcelo”, afirmou.

Entidade quer discutir desocupação Foi criada a Associação de Moradores do Condomínio Miralago e Sol Nascente, dois dos cinco loteamentos da região Norte de Palmas considerados irregulares e ameaçados de desocupação pela prefeitura. O objetivo da entidade é negociar com a prefeitura a permanência dos moradores na área.

Correio do Tocantins

Preferência por Marcelo A proximidade do governador Marcelo Miranda (PMDB) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem causado constrangimento ao candidato apoiado pelos petistas ao governo do Tocantins, senador Leomar Quintanilha (PC do B). Por outro lado, várias lideranças petistas vêem com naturalidade essa troca de elogios entre Marcelo e Lula, pois os dois já estabeleceram uma parceria administrativa há anos e a parceria política seria uma conseqüência lógica dessa aproximação entre os dois. Além de irritar o senador Leomar, essa concordância tácita de petistas tocantinenses mostra a divisão interna, longe da unanimidade de apoio ao candidato comunista.

clebertoledo.com.br

Élsio, do PCdoB, com Marcelo O ex-subsecretário estadual da Juventude, Élsio Paranaguá (PCdoB), afirmou que as críticas à sua indicação para a coordenação-geral da Juventude da campanha de Miranda é uma "tentativa de desarticular os trabalhos". Élsio explicou que foi convidado, pessoalmente, pelo governador Marcelo Miranda para assumir a coordenação-geral da juventude na campanha de reeleição. "E eu entendo que essa é uma escolha pessoal do governador", afirmou. Élsio foi contra a candidatura de Leomar e trabalhou o tempo todo para impedi-la. Esse, inclusive, foi um dos argumentos usados em sua defesa, além do fato de ele ser um árduo simpatizante da candidatura do governador Marcelo Miranda. O presidente do PDT Jovem e membro da executiva regional do partido, Kairo Bernardo, criticou a indicação de Élsio Paranaguá e disse que a indicação do ex-candidato a prefeito de Gurupi Colemar Câmara foi um "ajeitamento" para resolver um conflito interno do PFL. "Foi uma imposição da deputada (federal) Kátia Abreu", afirmou Kairo. Segundo ele, a candidatura a deputado federal de Colemar teria causado alguns problemas internos no PFL, principalmente com o deputado estadual Laurez Moreira, também candidato a deputado federal e ainda na mesma região do jovem pefelista, Gurupi. Kairo não concorda com a escolha do ex-subsecretário de Juventude, Élsio Paranaguá, para representar os jovens na coordenação. "Ele trabalhou o tempo todo para a UJS (Juventude do PCdoB) na secretaria (da Juventude), é de um partido que tem candidato a governador e sempre fez de tudo para nos atrapalhar", criticou. Segundo o pedetista, na reunião de terça-feira que definiu os coordenadores jovens da campanha de Marcelo, Élsio teria dito que quem quiser trabalhar na campanha sob a sua coordenação "bem, e que não quiser que procure outra coisa para fazer".
Tocantinense presa por engano Presa junto com outros integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) desde o último dia 6 de junho por invasão à Câmara dos Deputados, a técnica agrícola Janayna Cristina dos Santos, de 18 anos, foi libertada na última quinta-feira, em Brasília (DF). A libertação de Janayna, que não está na lista dos indiciados, ocorreu depois de o Ministério Público confirmar que ela teria sido presa por engano.

Jornal de Brasília

Coluna no Cláudio Humberto: Comuna rico Na corrida ao governo de Tocantins, o candidato mais rico é o senador Leomar Quintanilha (PCdoB): declarou bens no valor de R$ 1,975 milhão.