Rosa Passos leva “música brasileira de qualidade” a Madri

A cantora brasileira Rosa Passos acredita que a música brasileira 'de qualidade', como a que tentará oferecer em suas apresentações na Espanha, 'não tem fronteiras', por seu aspecto sensual, alegre e melódico.

Rosa falou sobre seu show neste sábado na capital espanhola, onde apresenta seu novo álbum, 'Rosa', no qual presta homenagem a Elis Regina, em um disco intimista, no qual a cantora não deixa o violão para trás. 'Descobri uma fórmula de juntar a ''bossa nova'' com o ''jazz'' e construir uma música popular brasileira de qualidade, com ''swing''', explicou Rosa com a mesma voz suave e doce que caracteriza suas apresentações musicais.


 



A cantora expressou sua admiração por Elis Regina e destacou a 'atitude nobre' dela ao lançar compositores como João Bosco, Belchior, Ivan Lins e Milton Nascimento. 'Tenho muito respeito pelas cantoras brasileiras clássicas como Dalva de Oliveira ou Angela Maria, mas Elis é a artista que não tinha medo de subir no palco e cantar um samba de Baden Powell. E fazia isso com garra, com força', disse a cantora.
Rosa Passos afirmou que sua relação com a bossa nova existe desde a juventude, quando se surpreendeu com a voz do cantor João Gilberto, após ouvir a trilha sonora do filme 'Orfeu do Carnaval', na década de 1960. 'Aquilo me despertou', contou. 'Fiquei totalmente hipnotizada pela voz de João Gilberto e pensei que meu caminho era esse'. Ainda segundo Rosa, João Gilberto, Antônio Carlos Jobim e Elis Regina são suas mais fortes influências.


 


Público


 


A cantora reiterou sua vontade de fazer de sua voz 'um mantra', para que transforme os conceitos de seus discos em 'paz, amor e alegria', pois 'se alguém canta com o coração, pode conquistar até os chineses'. No repertório de seu último disco, Rosa incluiu duas canções em espanhol: 'Fusão', do uruguaio Jorge Drexler, e 'Desilusão', composta junto com Santiago Auserón. 'Adoro cantar em espanhol. É um desafio muito grande, porque é preciso cantar com sensualidade', declarou Rosa Passos, que visitou a Espanha pela primeira vez há uma década e diz se sentir 'em casa' no país. 'Os espanhóis são extremamente quentes e gosto muito da seriedade com a qual recebem os artistas', acrescentou a cantora.


 


Na sua opinião, o público europeu é 'exigente' porque está acostumado desde a infância a ouvir música erudita, o que faz com que seja um desafio entrar no mercado. 'Sinto que tenho uma grande responsabilidade na hora de compor, porque para mim, a música é uma entidade que não escolhe qualquer um, e uma vez eleita, você tem uma grande responsabilidade', disse. A cantora baiana destacou a boa relação que mantém com seus músicos por meio de um 'comportamento jazzista' que permite que todos tenham seu espaço no show, e afirmou que espera encantar o público na noite deste sábado, nos Jardins de Sabatini, em Madri. Rosa Passos dará continuidade a sua viagem pela Espanha nos próximos dias em cidades como Valência, Barcelona, Cádiz, Vigo e Santander.



 


Com agências