Vidigal e Flávio Dino dão início à campanha do PCdoB em São Luís

O candidato a governador da coligação “O povo no poder”, Edson Vidigal, participou dia 11, à tarde de um grande ato público que marcou em São Luís a abertura da campanha do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Com uma caminhada na área central da cidade,

O candidato a governador da coligação “O povo no poder”, Edson Vidigal, participou dia 11, à tarde de um grande ato público que marcou em São Luís a abertura da campanha do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Com uma caminhada na área central da cidade, que começou na praça Deodoro e se estendeu até o Largo do Carmo, Vidigal e diversos líderes partidários e sindicalistas prestigiaram o lançamento da campanha do ex-juiz Flávio Dino à Câmara Federal.

Gritando palavras de ordem e com bandeiras vermelhas e amarelas, militantes do PCdoB, do PSB e do PT arrastaram uma verdadeira multidão ao longo da principal artéria do centro comercial de São Luís: a Rua Grande. “Este é o primeiro passo de uma jornada de muitas léguas, que, mesmo sendo difícil e desafiadora, será vitoriosa nas urnas do próximo dia 1º de outubro”, afirmou Vidigal, no início da caminhada, que contou também com a participação do candidato a senador pelo PT, Bira do Pindaré.


Além do ex-juiz federal Flávio Dino, a passeata foi comandada pelos quatro candidatos do PCdoB a deputado estadual – Júlio Guterres, João da Gráfica, Domingos César e Irmão Amoroso – e do delegado Jefferson Portela, candidato a deputado pelo PAN, e de Rodrigo Comerciário, do PT.


O presidente do PCdoB no Maranhão, Gerson Pinheiro, ficou empolgado com a passeata na rua Grande. “Este foi o primeiro teste, que mostrou que estamos no rumo certo. Temos, sem nenhuma dúvida, o melhor candidato a governador e em torno de Vidigal estão os candidatos que fazem parte do movimento popular e progressista, que lutam pelas verdadeiras mudanças para o nosso Estado”, salientou Gerson Pinheiro.


Ao longo da caminhada pela rua Grande, Vidigal cumprimentou comerciários e transeuntes, ganhando manifestações de apoio e solidariedade. Os presidentes do Sindicato dos Professores, Odair José; dos Vigilantes, Luís Gonzaga Sá, e dos Oficiais de Justiça, Aníbal Lins, além de diversos sindicalistas se engajaram na caminhada, expressando apoio à luta pela eleição de Vidigal para o Governo do Estado e em prol da reeleição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.


Ao som de uma banda de música, e com bandeiras, faixas e cartazes, os militantes do PCdoB, do PSB, do PT e de outros partidos fizeram a rua Grande parar, literalmente, com uma animada panfletagem. As pessoas que estavam nas lojas ou caminhando na rua foram atraídas para comícios-relâmpagos, improvisados ao longo do trajeto da caminhada. “Lula, Vidigal, Flávio Dino federal”, com estas palavras de ordem, os comunistas animaram a militância que participou do ato público. Ao final da caminhada, no Largo do Carmo, Vidigal não conseguiu esconder sua emoção. Ele lembrou que, quando adolescente, numa das fases mais difíceis de sua vida, trabalhou como jornaleiro nas ruas do Centro Histórico de São Luís e chegou a dormir nos bancos da praça João Lisboa, exatamente onde terminou a caminhada organizada pelos líderes do PCdoB.


“Esta praça João Lisboa é um símbolo, porque aqui grandes decisões foram tomadas, mudando o destino do Maranhão. Agora, nós, todos juntos, lutamos e iniciamos uma grande jornada, cheia de simbolismos e de esperanças, porque estamos construindo a grande vitória que vai mudar, para melhor, a vida do nosso povo”, declarou Vidigal, sob aplausos, na encruzilhada da Rua Grande com o Largo do Carmo.