Lula viaja à Rússia para participar do G 8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca hoje às às 20 horas para a Rússia, onde participar como convidado da reunião de cúpula do G 8 (grupo que reúne os sete países mais ricos e a Rússia). Os trabalhos da reunião, em São Petersburgo, vão de amanhã

A cúpula se realizará cercada por forte esquema de segurança, com 20 mil policiais a mais nas ruas e um bloqueio aéreo e terrestre durante três dias. Os  dois terminais aéreos da cidade, Pulkovo 1 e Pulkovo 2, ficarão fechados para pouso e decolagem, com exceção para os aviões das delegações oficiais. O acesso a São Petersburgo por ônibus ou trem também sofre restrições.



Uma passeata programada pelos manifestantes para sábado foi proibida pelas autoridades locais, sob o argumento de que ela prejudicaria o trânsito.  Um encontro paralelo promovido por grupos anti-globalização recebeu autorização para ser realizado, mas deverá ficar confinado a um estádio dentro de um parque ao norte da cidade, bem longe do local onde os líderes do G 8 estarão reunidos.



Com agências