Receoso, Calderón descarta recontagem de votos

O candidato governista à presidência do México, Felipe Calderón, disse nesta sexta-feira (14) que não há razões para que seja feita uma recontagem dos votos da eleição de 2 de julho. Apesar das claras evidências de irregularidades no processo eleitoral, e

De acordo com os números do Instituto Federal Eleitoral (IFE), Calderón venceu o candidato oposicionista Lopes Obrador por 0,57% dos votos. Diante de evidências como a compra de votos e a violação de urnas em diversas cidades do país, o Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF) estuda a possibilidade de fazer uma nova contagem para definir, com mais exatidão, qual dos candidatos realmente foi o vencedor.



Reviravolta



Para Calderón, o TEPJF não dispõe de instrumentos legais para determinar outra contagem dos votos. “Entendemos que não há razões suficientes para que isso seja feito. Legalmente isso não pode acontecer, a não ser por algum motivo realmente excepcional”, defende o candidato governista, receoso pela reviravolta que uma recontagem pode significar.



Apesar de nem mesmo o atual governo reconhecer Calderón como o vencedor das eleições, o candidato se mantém discursando como tal. “Estaremos atentos para o que possa acontecer, mas sabemos que ganhamos, pois esse foi o resultado indicado pelo Instituto Federal Eleitoral”, declarou.