Venezuela investe na formação de mestres e doutores

O governo da Venezuela, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, pré-selecionou dois mil estudantes para receber bolsas de estudo enquanto estes estiverem desenvolvendo seus trabalhos de pós-graduação.

A iniciativa do governo venezuelano é pioneira no país. Por meio da chamada Missão Ciência, espera-se que os estudantes possam desenvolver e fortalecer a capacidade técnico-científica em diversas áreas estratégicas do conhecimento, como tecnologia, educação, agronomia, engenharia, arquitetura e saúde.
 


Cerca de 80% dos alunos pré-selecionados vêm de escolas públicas do país, principalmente de estados pobres como Amazonas, Delta Amacuro e Apure. A duração das bolsas de estudo varia entre 18 e 36 meses, dependendo da opção escolhida pelos estudantes.



Prioridade na educação



Não é de hoje que o governo venezuelano vem investindo na formação de seus jovens. Desde a vitória de Hugo Chávez nas eleições de 1998, o país vem assistindo a uma revolução de seu sistema educacional, a ponto de a Unesco (órgão das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura) definir a Venezuela como 'um território que está prestes a extirpar o analfabetismo'.



A Venezuela tem viabilizado tal revolução educacional por meio de missões como a que possibilitou a pré-seleção dos futuros mestres e doutores. A Missão Robinson utilizou técnicas de ensino cubanas para combater o analfabetismo; a Missão Ribas fez com que os jovens da rede pública pudessem prosseguir com seus estudos no Ensino Médio; já a Missão Sucre abriu as portas da universidade para alunos carentes, que agora poderão dar prosseguimento a seus estudos e retribuir à nação os conhecimentos adquiridos nos últimos anos.