Datafolha vai ouvir mais de seis mil eleitores em nova pesquisa

O Datafolha Instituto de Pesquisas registrou nesta quinta-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a realização de mais uma pesquisa, de âmbito nacional, para sondar a intenção de votos do eleitorado quanto à sucessão presidencial.

 


A pesquisa, a ser realizada nos próximos dias 17 e 18 (segunda e terça-feira da semana que vem), vai ouvir 6.235 eleitores de 272 municípios de todos os estados e Distrito Federal, com exceção de Roraima e Amapá. A pesquisa foi encomendada pela empresa Folha da Manhã S/A, que publica o jornal Folha de S. Paulo, ao custo de R$ 130 mil.



De acordo com o relatório da pesquisa, 52% dos entrevistados serão mulheres e 48%, homens. Serão ouvidos eleitores de todas as faixas etárias. A margem máxima de erro é de 2%, para mais ou para menos.



O registro de pesquisas na Justiça Eleitoral é uma exigência do artigo 33 da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), e deve ser feito até cinco dias antes da divulgação dos resultados. O não-cumprimento dessa determinação sujeita os responsáveis a multas entre 50 mil e 100 mil Ufir. A divulgação de pesquisas fraudulentas pune os responsáveis com multa e detenção de seis meses a um ano.


 


Fonte: TSE