Livro sobre balanço do governo Lula é importante instrumento político

A Liderança do PT na Câmara dos Deputados lançou, esta semana, o livro “Governo Lula: a construção de um Brasil melhor – a verdade dos números”. A publicação traz um balanço das principais realizações do governo do presidente Lula. “Os dados revelam qu

O livro foi elaborado pelas assessoria técnica e de comunicação da bancada, durante quatro meses de trabalho. São 114 páginas, dividido em 21 áreas temáticas, com informações sobre a gestão Lula e comparações com os dois mandatos do governo anterior. Os dados são todos oriundos de fontes oficiais. “São dados à prova de balas. Procuramos mostrar aquela comparação da qual PFL e PSDB querem fugir como o diabo foge da cruz”, afirmou Fontana.


Os deputados petistas Iriny Lopes (ES), Maria do Carmo Lara (MG) e Luiz Couto (PB) também destacaram a importância do livro. Segundo os parlamentares, o livro será um instrumento de conscientização da população em torno das melhorias promovidas pelo governo e evitará a manipulação dos eleitores pela oposição.


A proposta do líder Henrique Fontana é de que os parlamentares adquiram cotas com exemplares do livro e realizem lançamentos da publicação em todos os estados do país.


Resultado positivo


Fontana apresentou o livro durante discurso no plenário da Câmara. Ele destacou que a publicação é “uma prestação de contas do


resultados dos três anos e meio de governo Lula”, acrescentando que “procuramos de forma didática comparar cada uma das áreas de ações governamentais e encontramos em cada uma delas resultados positivos, que mostram, numa frase síntese, que o Brasil de hoje, o Brasil de julho de 2006, é bem melhor que o de 1º de janeiro de 2003, quando o governo Lula iniciou-se”, afirmou.


O petista destacou que, na área de Economia, o país tem hoje o menor índice de inflação dos últimos 15 anos. “Demonstramos também com gráficos e dados que a balança comercial brasileira, que sempre foi negativa durante o governos do PSDB e do PFL – coisa sobre a qual o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) não tem falado – evoluiu, chegando ao índice de 44 bilhões de dólares por ano de superávit comercial. Mostramos que as exportações brasileiras duplicaram”, disse.


Fontana destacou também que as taxas de juros “explodiram no Brasil durante o governo do PSDB e do PFL”. “O gráfico apresentado neste livro mostra claramente que a taxa básica Selic, durante o governo Lula, é menor do que aquela do governo do PSDB e do PFL”, afirmou.


O livro informa ainda que o governo Lula recuperou o poder de compra dos servidores públicos, enquanto o governo anterior enfraqueceu a categoria. “Tem um gráfico muito ilustrativo que mostra o desmonte do serviço público brasileiro, durante o governo do PSDB e do PFL. Em 1994, tínhamos 593 mil servidores públicos e chegamos a 2002 com 459 mil – ou seja, com a diminuição da capacidade do Estado brasileiro atuar”.


E finalizou: “Nós mostramos que esta recuperação, tanto de contratação de servidores públicos, como de ganho real do salário, em muitos casos, não foi feita à custa de qualquer farra fiscal porque mantém um equilíbrio em relação ao percentual de gastos comparados com o PIB”, afirmou.


Responsabilidade política


Na avaliação da deputada Iriny Lopes, a bancada petista deu uma demonstração de responsabilidade política com o país e com o partido ao tomar a iniciativa de lançar o livro. Segundo a parlamentar, a obra traz dados fundamentais para a orientação da população. “As pessoas precisam ter este documento para a sua escolha e definição. As verdades do governo do presidente Lula são fundamentais, pois mentiras serão usadas durante o processo eleitoral, e nós vamos combatê-las com estas verdades”, disse.


Para a deputada Maria do Carmo Lara, o documento faz um registro importante das ações do governo e deverá ser um grande aliado para a escolha presidencial da população. “Nós o levaremos para cada lugar, para cada militante, para cada companheiro e para a imprensa para mostrarmos à população os avanços que ocorreram nestes três anos e meio de governo, que é muito melhor do que os oito anos do governo FHC”, disse.


Pensamento semelhante tem o deputado Luiz Couto. Segundo o parlamentar, o livro traz informações que a população deve conhecer para comparar as ações deste governo com as do governo anterior. “Com o livro as pessoas ficarão atentas ao denuncismo do PFL e do PSDB e não desacreditarão na luta e na conduta do nosso partido. Tenho certeza de que ele será um instrumento muito bom para que possamos fazer um debate em torno do país que estamos construindo”, disse.


Serviço:
Baixe o livro em formato .pdf no site www.informes.org.br.