Sem categoria

Ministro, UNE e Ubes polemizam vestibular no 'MTV Debate'

O ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente da Ubes, Ismael Cardoso, e a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, foram parte dos convidados do MTV Debate, apresentado pelo músico Lobão, “Você concorda com as mudanças no vestibular?”, desta ter

“É uma proposta boa, mas ela pode ser melhor. O que temos dito é que é preciso três provas, uma para cada ano do ensino médio, no lugar de apenas uma. Assim o estudante teria a oportunidade de a cada ano melhorar seu desempenho”, afirmou Ismael.

 

A presidente da UNE destacou o papel questionador dos estudantes sobre o vestibular. “Os estudantes sempre defenderam o fim do vestibular. Sempre entendemos a necessidade de um novo modelo de ingresso nas universidades”, disse Lúcia.

 

A questão da assistência estudantil foi outro ponto defendido pela estudante. “Com a unificação do vestibular poderá haver mais mobilidade pelo país. Então um estudante do Acre que poderá cursar um curso em São Paulo. Mas para isso, será necessário recursos para assistência estudantil, como moradia, transporte, alimentação”, defendeu a presidente da UNE.

 

Propostas compatíveis

 

O ministro disse que as propostas das entidades não são conflitantes com a defendida pelas entidades estudantis. “O modelo que o MEC está propondo é absolutamente compatível com a proposta que o Ismael e Lúcia fazem. Se uma universidade aderir ao novo modelo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e quiser fazer uma média dos três anos ela pode”, esclareceu Haddad.

 

Ele ainda se disse preocupado com a questão da assistência estudantil e lembrou que os estudantes conquistaram, recentemente, uma rubrica no orçamento do ministério para a assistência. “Agora estamos prevendo, mesmo com a crise, dobrar os 200 milhões da rubrica.”

 

Para o vestibulando João Victor Negrão, “num primeiro momento, a proposta foi assustadora, mas, conversando aqui, parece que ela vai nos ajudar. Todo mundo sabe que há um massacre de conteúdos com os vestibulandos.

 

– Clique aqui e assista na íntegra os quatro MTV Debate.

 

– Veja também vídeo do protesto da quarta (15) pelo fim do vestibular.