Reunião anual da SBPC terá participação de UNE, Ubes e IMG

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza sua 58ª Reunião Anual de 16 a 21 de julho. O encontro acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a presença de estudiosos e entidades de d

Um dos principais objetivos é aproximar pesquisa básica e tecnologia, além de promover o desenvolvimento social. “Consideramos que foi dado o primeiro passo para a participação das empresas na reunião anual”, afirma Ennio Candotti, presidente da SBPC. “O que almejamos é acelerar o processo de aproximação entre ciência, tecnologia e produção, visando o crescimento sustentável.”

A participação de entidades estudantis, como a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), é uma das marcas do encontro. Se for mantida a tradição, o presidente da UNE deve discursar na abertura da reunião, no próximo domingo. É a maior e mais importante das atividades políticas programadas. Costuma reunir cerca de 2.000 pessoas, atraindo personalidades e lideranças.

Jovens se organizam
"Nestes últimos cinco anos, observamos a implementação de uma política importante para consolidação e expansão da pesquisa científica no país, que está diretamente ligada ao sistema de ensino, seja no ensino médio, superior ou de pós-graduação”, observa a presidente da ANPG, Elisa Campos. “Nosso potencial em pesquisas, principalmente em áreas estratégicas, como a de energia, de tecnologia industrial e de nanotecnologia, dentre outras, tem sido bastante explorado.”

Para promover a articulação entre a juventude acadêmica, será organizado, no dia 19, quarta-feira, o 9º Encontro de Jovens Cientistas. As entidades vão abordar a questão energética — um tema central e importante para a soberania e o desenvolvimento do Brasil.

O IMG em ação
A participação do IMG é valorizada devido ao tema-chave da 59ª reunião — “Semeando interdisciplinaridade”. No dia 18, Edvar Bonotto, diretor do instituto, abre o seminário “Estado nacional e desenvolvimento na superação do neoliberalismo”. O evento será realizado pela Pós-Graduação em Direito da UFSC, em parceria com Grupo Observatório do Estado, IMG, Sinjusc e a revista “Princípios”.

Ao lado de Edvar, que é doutor em Direito, debaterão os professores e também doutores Orides Mezzaroba (Direito, UFSC), Gilberto Bercovici (Direito, Universidade de São Paulo — USP) e Francisco Carlos Teixeira da Silva (História, Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ).

Ampla agenda
Na programação deste ano, além de 50 conferências, 60 simpósios, 50 minicursos e 30 mesas-redondas, haverá encontros abertos ou painéis de cinco a oito especialistas destinados a elaborar documentos que nortearão a política e as ações da SBPC durante o ano. Serão realizados Grupos de Trabalho sobre temas interdisciplinares — que demandam profissionais de diversas áreas, como terapia gênica, água, evolução, ética e criminalidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público — exceto os minicursos.

Participarão do encontro o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; a secretária Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Nilcéia Freire; a filósofa Marilena Chauí, da Universidade de São Paulo; além de intelectuais de várias instituições de ensino brasileiras e até mesmo internacionais, como o professor Guido Clemente, da Universidade de Florença (Itália).

Eventos paralelos
A expectativa da organização é que o campus seja tomado por 15 mil participantes, entre universitários, professores e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. Durante a reunião, acontecerá também 13ª Jornada de Iniciação Científica, com a exposição de pesquisas realizadas em todo país. Outra atividade prevista é a Feira do Livro, onde serão lançadas obras dos pesquisadores.

Paralelamente ao evento, acontece o 14º SBPC Jovem — a versão para crianças e adolescentes do encontro. Os participantes terão a oportunidade de conhecer curiosidades sobre a ciência no dia-a-dia através de exposições, oficinas, palestras, comunicações orais e mini-cursos, além da Programação Usina Jovem de Idéias em Ciências, com apresentações ao longo do dia. De acordo com a comissão organizadora, são esperados mais de 3.000 estudantes do ensino básico e fundamental de vários estados.

Da redação, com dados da SBPC
e do Portal do Mundo do Trabalho