Petrobras anuncia descoberta de óleo leve na Bacia de Santos

A Petrobras informou que encontrou óleo leve em águas ultraprofundas na Bacia de Santos. A empresa não detalhou estimativa de reserva e produção.

"A descoberta desta nova jazida representa um marco histórico para a exploração brasileira, por ser este poço o primeiro a ultrapassar uma sequência de sais evaporíticos de mais de 2 mil metros de espessura", afirmou a empresa em comunicado. Segundo a estatal, investimentos adicionais serão necessários para a avaliação de volume e produtividade da jazida. O óleo foi descoberto no poço1-BRSA-369A-RJS (1-RJS-628A), ainda em perfuração, em que a empresa atua como operadora no consórcio com a BG e a Petrogal.

A Petrobras tem participação de 65% no bloco, enquanto a britânica BG tem 25% e a portuguesa Petrogal, 10%. Em recente anúncio de seu plano de negócios para o período 2007-2011, a Petrobras informou que vai acelerar investimentos na busca de óleo leve, que tem maior valor agregado no mercado, e que pretende dobrar o peso da produção desse tipo de óleo no seu volume total. Hoje o óleo leve corresponde a 11% da produção da Petrobras.

 

Com agências