MP investiga o dinheiro pago para revista do médico de Alckmin

A promotora da Cidadania Andréa Chiaratti deve concluir somente após agosto a investigação sobre supostas irregularidades no patrocínio da revista Ch'an Tao, da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, pela

A promotora Chiaratti já recebeu informações das duas empresas sobre seus investimentos em publicidade institucional. A revista Ch'an Tao também já prestou informações sobre os valores recebidos em publicidade.

Segundo a promotora, ela aguarda informações de outras revistas, que também receberam patrocínio de estatais, para verificar os preços de mercado e averigüar se os valores pagos à revista condizeram com a faixa de preços do mercado. Chiaratti afirma que ainda não definiu se deve convocar depoimentos para o inquérito, antes de reunir e avaliar as informações recebidas.

Patrocínios

A associação é presidida pelo médico Jou Eel Jia, acupunturista do ex-governador e candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin. O chamado "procedimento preparatório" (inquérito) foi aberto pelo Ministério Público por suspeita de que houve uso do dinheiro público para promover o ex-governador na revista. Na edição de abril, patrocinada pela Sabesp, Alckmin aparece na capa e em nove das 48 páginas.

O então pré-candidato à República, Geraldo Alckmin, rebateu na ocasião as suspeitas de favorecimento. "A revista é de uma entidade sem fins lucrativos, que trata de temas como saúde, e não há nenhum problema do Estado fazer sua promoção."

Também defendeu o acupunturista, ao dizer que ele realizou trabalhos voluntários e que prestou serviços até para a Prefeitura de São Paulo na gestão de Marta Suplicy (PT), além de outros Estados, sempre de graça. "Ele nunca recebeu um centavo. O povo e o governo de São Paulo devem muito a ele", afirmou Alckmin, à época.

Em junho, a Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil devolveu os R$ 60 mil à Companhia de Transmissão e Energia Elétrica Paulista, sob o argumento de que não conseguiria editar a revista, após a suspensão de vários apoios.

Fonte: Folha Online