Afeganistão tem primeiro desfile de moda em três décadas

Modelos percorreram, no final de semana, uma passarela na capital Cabul pela primeira vez desde os anos 70, quando duas estilistas exibiram suas criações por trás dos muros protegidos de um hotel de luxo. Um público formado por afeg&at

Para o desapontamento de alguns membros do público, todas as modelos que vestiram as criações conservadoras do desfile — incluindo burcas de grife — eram estrangeiras residentes no Afeganistão. Os organizadores do evento disseram que queriam evitar criar polêmica no país profundamente muçulmano, o que poderia acontecer se as modelos fossem afegãs.

"Convidamos muitas mulheres afegãs para assistir ao desfile, mas não para desfilarem", disse a estilista italiana Gabriella Ghidoni, que organizou o evento com a ajuda de uma sócia afegã. O Taliban obrigava as mulheres a vestir a burca, que as cobre da cabeça aos pés. Mas hoje, quase cinco anos após a derrubada do regime islâmico de linha-dura, muitas afegãs ainda optam por usar a burca quando saem de casa.

"As modelos deveriam ter sido afegãs, mas sabemos que muitas famílias ainda não deixam suas filhas fazer algo desse tipo", disse uma das convidadas ao desfile, Nooria Farhad. "Será muito melhor e mais eficaz se, no futuro, nossas modelos afegãs fizerem desfiles de moda e mostrarem as roupas afegãs ao mundo. Espero que um dia possamos ter modelos afegãs".

Cultura e governo
Uma pessoa na platéia disse que o evento do sábado foi positivo para Cabul, que nas últimas semanas foi palco de várias explosões de bombas e manifestações sangrentas contra o governo e contra as forças estrangeiras. Para obanqueiro Haji Ali Akbar, "o evento mostra que o Afeganistão está avançando para a estabilidade e que, a cada dia, vai se abrindo uma plataforma para negócios e investimentos do exterior".

Ghidoni e sua sócia, a estilista afegã Zolaykha Shersad, começaram ensinando mulheres sobre a moda e o design de jóias. Então começaram a vender a produção das mulheres em suas lojas em Cabul. Sherzad disse que antes do início da guerra, no final dos anos 1970, aconteciam pequenos desfiles de moda em Cabul.

Hoje, ela falou, já existe um mercado de moda na cidade, embora o fato possa não ser evidente. "Não é tanto uma moda como a que se vê no Ocidente, mas existe moda no ambiente privado, dentro das residências", disse ela. "As pessoas gostam de estar elegantes".